sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Receita de curry thai de camarão

Cozinha não é o que comemos. Ou melhor: não é só isto. É a elaboração da matéria prima segundo técnicas desenvolvidas ao longo dos séculos. É a ambição do bom e do belo convergindo em um prato. (Heinz Beck)


Este curry tailandês de camarão foi feito num instante, a pedido do querido C. Fiz um atelier de cozinha tailandesa em uma viagem, mas andava meio 'enferrujada'.
Mas tinha alguns belos camarões na geladeira, e uns temperinhos na despensa. Assim, no improviso,
resolvi preparar um curry rápido de camarão. O perfume que desprendia da panela era de intoxicar! E o melhor: levou muito pouco tempo para ficar pronto! Em pouco mais de vinte minutos sairam da cozinha as fumegantes tigelinhas com arroz coroado por um quentíssimo curry thailandês.
Obrigada, C., pela inspiração! Porque estou oficialmente viciada em aromas e sabores tailandeses. Esta receita rende três porções, que acompanhamos com arroz jasmim, o par perfeito.

Ingredientes
1 cebola pequena
1 dente de alho picado
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1 colher de sobremesa de pasta de curry verde picante
1 garrafa pequena de leite  de coco
400 g de camarões limpos
Temperos: pimenta dedo de moça, galanga, raiz de capim limão em pó 
azeite de oliva, folhas de coentro e manjericão frescos

Modo de fazer
Aqueça um fio de óleo, refogue brevemente a cebola, adicione o alho e o gengibre. Junte a pasta de curry verde e refogue mais um minuto.  Adicione o leite de coco e mais ou menos meia xícara de água. Deixe cozinhar em fogo bem baixo. Prove e, se quiser, adicione mais pimenta e os temperos que gostar.
Limpe os camarões, deixando as caudas.
Quando o molho tiver reduzido um pouco, adicione os camarões, tampe e deixe cozinhar por três minutos. Junte algumas folhas de manjericão, mexa e desligue o fogo.
Sirva sobre arroz, com coentro fresco, pimenta dedo de moça e mais folhinhas de manjericão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll