sexta-feira, 5 de junho de 2015

Conforte-me com maçãs: bolo de azeite, maçã e alecrim

Conforte-me com maçãs. (Ruth Reichel)



Não tem nada mais confort food que um bolo, tem algo melhor que o cheirinho de bolo assando se espalhando pela casa?  
Esperando os amigos para jantar, fiz este bolo para sobremesa. Simples e  gostoso. Ficou tão bonito do lado de baixo que resolvi servir assim, invertido, à la tarte tatin. Esqueci de tirar foto, mas tive a sorte de ser salva pela querida Raquel Basso, que ademais de muito gentil, é excelente fotógrafa.

Ingredientes
4 maçãs
1 colher de sopa de alecrim picado
1 xícara de vinho branco ou champanhe
1 colher de azeite de oliva

Ingredientes da massa
3 ovos separados
120 gramas de açúcar
1/4 xícara azeite de oliva
1/4 xícara do líquido de cozimento das maçãs
1/2 xícara de farinha
1/2 colher de chá de fermento para bolo

Modeo de fazer
Descasque as maçãs, retire as sementes e corte em pedaços. Coloque em uma panelinha com o alecrim picado e o vinho ou champanhe. Leve ao fogo baixo, cozinhando até amaciarem um pouco. Reserve o liquido do cozimento e volte as maçãs à panela com o azeite de oliva, deixando caramelizarem levemente,
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Forre uma forma redonda pequena e alta com papel manteiga e unte com azeite. No fundo da forma, coloque as maçãs.
Faça a massa, batendo as gemas com metade do açúcar. Junte a farinha, alternando com o azeite e o líquido de cozimento das maçãs. Por fim, junte as claras em neve. Despeje sobre as maçãs na forma preparada.
Leve ao forno e asse por cerca de 25 minutos, até crescer e dourar. Faça o teste do palito. quando sair seco, está pronto. Deixe esfriar para servir.
Perfeito com sorvete ou chantilly!

2 comentários:

  1. Minha amiga, que receita maravilhosa! Vou experimentar fazer com a minha farinha sem glúten. Bjkas

    ResponderExcluir
  2. Sabe que tem tudo para dar certo, e até ficar melhor? Porque acho que uma massa com mais textura, como a das farinhas sem gluten, ia contrastar com as maçãs que são bem delicadas. Experimenta e me conta!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll