segunda-feira, 29 de junho de 2015

Receita de canelone de espinafre


When the lasagna content in my blood gets low, I get mean! (Garfield)



Este canelone é um dos pratos favoritos da minha filhota mais nova. Ela sempre amou e qauando ficava a seu cargo decidir um cardápio, sempre pedia ou sugeria canelones de ricota e espinafre.  
É um ótimo prato único, com a vantagem de ter um recheio muito simples de preparar. O molho bechamel perfumado fica delicioso e 'liga' os sabores da massa e do recheio. Experimenta e descobre porque é o preferido da Cacá!

Ingredientes
10 folhas de massa fresca para lasanha (fiz com massas simples e de espinafre, caseiras, feita pelo querido Cadu, se quiser fazer a sua, tem receita aqui no blog)
folhas de 1 maço de espinafre
1 ricota 
1 punhado de parmesão ralado
noz moscada, sal, pimenta
2 colheres de sopa bem cheias de manteiga  
2 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo
1 cebola pequena picada
750 ml de leite
1 folha de louro, noz moscada, 
50 gr de parmesão 
pinoles tostados (opcional)

Modo de fazer 
Para o recheio, cozinhar as folhas de espinafre no vapor, depois picar bem miudinho. Colocar numa tigela e juntar a ricota amassada e o parmesão ralado. Misturar tudo, temperar com sal, pimenta e noz moscada moída e reservar.
Para o molho, em uma leiteira ou panelinha, aquecer o leite com o louro e a noz moscada. Quando borbulhar, desligar o fogo, cobrir a leiteira com papel filme e deixar infusionar  por alguns minutos. 
Para preparar o molho bechamel, colocar em uma panela de fundo grosso a manteiga, refogar a cebola, depois juntar a farinha de trigo e mexer com colher de pau por alguns minutos, obtendo um roux claro. Retirar a panela do fogo e ir adicionando o leite aquecido, aos poucos, sempre mexendo para não empelotar. Voltar ao fogo e cozinhar em fogo baixo até engrossar, sem parar de mexer. Juntar o parmesão, temperar com sal, pimenta e noz moscada moída na hora e reservar.
Para montar, colocar um pouco do molho no fundo de uma travessa refratária. Cortar a massa para lasanha em quadrados grandes, rechear com o molho e colocar na travessa, em uma camada. Por cima, Por cima, colocar o restante do molho. 


Regar com azeite e salpicar pinholes tostados. 


Levar ao forno quente, até o molho borbulhar e gratinar a superfície.

Um comentário:

  1. I have just found your blog and I like it!
    Sounds delicious! I like the idea of crunchy pine nuts! Great recipe!

    Would you like to follow each other? Just let me know and I will be back here!

    http://vkusnosbety.blogspot.com/

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll