sexta-feira, 3 de julho de 2015

A receita da verdadeira Lasagne al Ragu alla Bolognese


O que fazer quando um querido amigo das filhas vem cozinhar na tua casa, prepara a melhor lasanha do mundo e depois, sem mais, te dá a receita para compartilhar com os leitores do blog? É muita generosidade dele de dividir seu conhecimento, e teve a paciência de anotar a receita com todos os detalhes e dicas! Pensa em alguém querido, amado, gentil, que dá vontade de beijar? Sou grata pela sorte de conhecer pessoas tão especiais como ele!
Sobre a lasanha: vão por mim, dá um certo trabalho, demora, mas fica de comer rezando. Como bem disse o autor da receita: o esforço é recompensado pelo proveito que se tem na mesa! Bom apetite! 

Ingredientes
4 colheres de azeite de oliva
2 colheres de manteiga
1 cenoura sem casca 
2 talos de salsão
150 g de bacon
1 cebola
3 dentes de alho picados sem o germe interno
400 g carne bovina moída de segunda (por ter mais gordura)
300 g carne suína ou linguiça toscana sem pele, moídas ou picadas na faca
8 tomates picados sem pele e sem semente ou uma lata de tomates pelados
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1 folha de louro cortada ao meio no sentido do fio, sem o caule
2 raminhos de tomilho
3 xícaras de caldo de carne (melhor se for caldo caseiro)
1 taça de vinho tinto
1 pedaço de queijo parmesão para ralar
folhas de manjericão
cerca de 3 xícaras de molho bechamel
folhas de massa para lasanha (foi usada massa caseira de espinafre, alternando com massa de ovos, se quiser tentar tem uma boa receita aqui no blog)
sal e pimenta do reino moida na hora


Modo de fazer
Primeiramente, picar finamente, ou passar no processador a cenoura, o salsão e o bacon. Picar também a cebola em brunoise.
Aquecer uma panela, colocar o azeite e a manteiga, juntar a mistura de cenoura, salsão e bacon picados e deixar dourar em fogo médio por dez minutos, mexendo às vezes para não queimar. Acrescentar a cebola e o louro e deixar refogar por mais dez minutos. Juntar os alhos e refogar mais dois minutos. 
Aumentar o fogo e acrescentar as carnes. Deixar fritar, cuidando para não ficar bolotas de carne. Fritar a carne até soltar toda a água e adquirir uma cor marrom uniforme e brilhosa.  
Com o fogo alto, derrame o vinho tinto e deixar ferver até evaporar.
Retirar o louro, acrescentar os tomates e deixar em fogo alto por cinco minutos. Baixar o fogo e deixar refogar mais cinco minutos. Se usar tomates pelados, esmague com as mãos diretamente sobre a panela ou passe por uma peneira - como são mais ácidos e aguados,  deixe refogar por 15 a 20 minutos em fogo médio. Depois juntar o tomilho.
Aquecer o caldo de carne e dissolver o extrato de tomate. Baixe o fogo no mínimo e acrescente a primeira xícara de caldo e tampe a panela. Deixe em fogo baixo, na menor boca do fogão. O molho irá cozinhar por 2 horas no minimo, sendo o ideal de 2 horas e meia a 3 horas. O restante do caldo deve ser acrescentado em 3 ou 4 vezes, durante o cozimento. Caso o molho seque muito e não tenha mais caldo pode se acrescentar um pouco de água, sempre em pequenas quantidades (meia xícara). Cuidar para não secar e queimar, mexendo de vinte em vinte minutos. (Segundo o Cadu, essa hora é prazerosa para comer algum aperitivo e degustar um bom vinho). 
Estará pronto quando o molho se tornar brilhosos e cremoso e toda a gordura usada fica avermelhada e se separa do molho, ficando nas laterais da panela. 
Retira-se o galho de tomilho e acrescenta-se algumas folhas de manjericão, com o fogo apagado para não perder o perfume. 

Montagem 
Usamos massa fresca, então não foi necessário cozinhar. Se usar massa seca é interessante cozinhar em água fervente por metade do tempo indicado na embalagem. 
Começamos colocando umas 3 colheres de molho e um pouco de azeite para untar a travessa. 
Primeira camada de massa, molho vermelho e umas 3 colheres de molho bechamel  espalhadas grosseiramente. 
A partir daí, vão se alternando as camadas. É interessante observar as proporções: não colocar muito melhor pois senão terá uma lasanha com poucas camadas o que irá prejudicar o corte e o resultado final.  
Na última camada de molho vermelho, se acrescenta na panela meia xícara de água quente para que quando essa camada de molho 'aguado' seja acrescentada na ultima camada, dê umidade suficiente para a lasanha cozinhar. 
Se termina com uma camada de massa e o restante do molho bechamel e parmesão ralado. Leva-se ao forno 220 graus por 30 a 40 minutos, ou até que comece a borbulhar. Fica assim:

 

5 comentários:

  1. Topo prova-la, já!???? inspirado o Cadu!

    ResponderExcluir
  2. Isso que é amigo! Lasanha verdadeira e autêntica. Parece muito boa.

    bjo, bjo
    Cassis.

    ResponderExcluir
  3. E aprendi a fazer, bem cantada, podemos incluir em uma dessas segundas sem lei. Sem lei, mas com lasanha hehehe Isso mesmo Cassis, quanta generosidade né?

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll