sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Receita de traira frita

Peixe, para o melhor sabor, deve nadar três vezes: na água, na manteiga e no vinho.  (provérbio polonês)




Na infância, o modo mais frequente de que me lembro de comer peixe era peixe frito. Mias recentemente, venho buscando preparos alternativos à fritura por imersão, em busca de mais saudável.  
Mas de vez em quando, dá vontade de voltar à infância, o que fiz ao ver os lindos filés de traíra na peixaria. A traíra é um peixe que fica delicioso frito. O único problema deste peixe são os espinhos, difíceis de tirar. Mas desta vez encontrei os filezinhos na peixaria já cortados e preparados, o que facilitou bastante o trabalho. Usei o método de empanar colocando as farinhas em toalhas de papel, o que ajuda a fazer o empanado usando menos farinha - além do que suja bem menos louça! 
Almocinho de domingo em família, acompanhamos de arroz e um vinhozinho, para bem seguir o provérbio polonês citado ali em cima. 

Ingredientes
2 kg de trairá em filés
2 dentes de alho bem picadinhos 
2 xícaras de farinha de trigo
ovos 
2 xícaras de farinha de rosca ou panko
sal, pimenta, limão

Passo a passo
Primeiro os filés foram temperados com sal, 1 dente de alho e limão e reservados por trinta minutos, para pegar gosto. 


Depois coloquei a farinha de trigo em uma camada em toalha de papel e fui passando os filés, um a um, na farinha. Reservei os filés sobre outra toalha de papel, lado a lado, sem empilhar.


A seguir, os filés foram passados nos ovos batidos com sal e pimenta e imediatamente depois na farinha de rosca, um a um.


Fui reservando os filés empanados.


Por último, foi só esquentar o óleo em uma frigideira grande e fritar os filés no ponto desejado.

8 comentários:

  1. Carla, aqui temos trauma de traíra desde que a Rosley ganhou uma espinha na gengiva comendo a dita cuja, e olha que era filé... Vamos fazer com outro peixe, embora a traíra seja muito saborosa. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Aí ninguém merece, Rosley... Essas trairam vieram 'todas trabalhadas' da pexaria, não tinha risco. Mas fica bom com outros peixes também! Beijão saudoso, Guria Linda!

    ResponderExcluir
  3. A traíra é a melhor e a mais saborosa . Acidentes acontecem o que temos é que mostrar p/ as crianças os perigos ensina-los a enfrentar esses espinhos .
    Aqui em casa há esse desentendimento , tento mostrar à todos como enfrentar os espinhos ,
    que é um desafio , e , não se perde uma traíra .

    ResponderExcluir
  4. Sábias palavras, Nandi. Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Oi boa noite, queria saber se ela espirra? Por ser de couro, obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Não mais do que qualquer outra fritura, se fizer bem a capa de empanado, protege bastante de respingos, 'selando' o peixe !

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll