segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Receita de mini pavlova de frutos vermelhos

"Esta menina tão pequenina quer ser bailarina.Não conhece nem dó nem ré  mas sabe ficar na ponta do pé."(Cecilia Meirelles, A bailarina)



As minipavlovas foram feitas para sobremesa do almoço com as queridas amigas Ana Paula, Noely e Caren, esta última uma artista, autora das lindas fotos que ilustram o post. Confiram os lindos trabalhos da guria lá no Atelier Menina Palito
Esta sobremesa foi inventada para homenagear a bailarina russa Anna Pavlova, então em viagem à Nova Zelândia. É fácil de fazer, delicada, leve e deliciosa. 
A cobertura pode variar, desta vez usei nata, um punhado de frutas vermelhas e a maravilhosa geleia de frutas vermelhas orgânicas da Maria Inês do Formigão.  

Ingredientes do merengue:
4 claras em temperatura ambiente
200 gr açúcar 
1 colher de chá de amido de milho 
1 colher de chá de vinagre branco
1 colher de chá de água de flor de laranjeira (ou essência de baunilha)

Para a cobertura
150 gramas de nata ou creme de leite sem soro, gelado
1 punhado de frutas vermelhas (misturei morangos, framboesas, mirtilos e jabuticabas)
4 colheres de geleia de frutos vermelhos

Modo de fazer
Pré-aquecer o forno a 150 graus. 
Colocar as claras na tigela da batedeira e bater até espumarem. Ir juntando o açúcar aos poucos, sempre batendo até ficar brilhante e espesso. Parar de bater, juntar o vinagre, a maisena e o aromatizante, misturando levemente com uma colher. 
Sobre uma assadeira, colocar uma folha de papel manteiga e espalhar a massa em montinhos com uma colher, fazendo mais alta nas bordas, meio como um ninho (fiz 6 'ninhos' pequenos).
Levar ao forno por mais ou menos 50 minutos. O merengue deve estar assado, mas ainda clarinho. Desligar o forno e deixar a forma dentro do forno desligado, até esfriar. Fica crocante por fora e macio por dentro.     
Fiz a cobertura misturando em uma tigela as frutas vermelhas com algumas colheradas de geleia. Montei as sobremesas, colocando a base de merengue, uma colherada de nata e por cima a mistura de frutas vermelhas.  

2 comentários:

  1. Querida Carla, adorei nosso almoço e esta receita foi a "cereja do bolo" rsrs para sairmos da mesa mega felizes! Tu tem dotes culinários maravilhosos!!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querida! Você deixou esse recado carinhoso há bastante tempo, mas eu estava de férias e só hoje é que vi... desculpe! Bora repetir?

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll