sexta-feira, 11 de julho de 2014

Semifreddo de chocolate com areia de curry e laranja

Se você quiser realmente firmar uma amizade, vá até a casa da pessoa e coma com ela... aqueles que compartilham sua comida compartilham seu coração. (Cesar Chaves)


Sobremesa feita pela filhota, segundo ela a primeira vez na vida em que preparou um doce. Eu diria que começou bem, pois ficou maravilhoso! 
Foi servido como sobremesa do almoço de sábado, e não sobrou nenhum farelinho no prato!

Ingredientes
150 gramas de chocolate meio amargo picado 
3 ovos 
3 colheres de sopa de creme de leite
1 colher de sopa de manteiga 
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de licor de laranja (opcional)
1 pacotinho de 50 g de biscoitinhos doces
1 colher de café de curry 
raspas de casca de laranja 
1 colher de chá de água de flor de laranjeira ou licor de laranja (opcional)
2 colheres de geleia de laranja
raspas de chocolate (opcional)

Modo de fazer 
Bata as gemas até duplicarem de volume, juntando o açúcar em chuva. Em uma tigela, coloque o chocolate e leve ao microondas por dois minuto em potência baixa, mexendo até derreter. Junte a manteiga, mexa, depois o creme de leite. Incorpore a mistura de chocolate às gemas, mexendo com uma espátula. Adicione o licor, se quiser.  
Bata as claras em neve. Incorpore as claras delicadamente ao creme de chocolate. Despeje em aros ou em uma forma, ou forminhas (pode forrar com papel filme para desenformar mais facilmente). Leve ao congelador por pelo menos duas horas. 
Pra a farofa de curry, quebre os biscoitos ainda dentro do pacotinho, batendo com o martelo de carne ou com uma colher de pau. Abra o pacotinho, junto o curry, as raspas de casca de laranja e, se quiser, o licor ou água de flor de laranjeira. Misture tudo e reserve. 
Para servir, coloque a farofinha no prato, desenforme os semifreddos, coloque uma colherada de geleia sobre cada um e polvilhe com raspinhas de chocolate.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll