segunda-feira, 14 de julho de 2014

Flor de cebola ao estilo da cidade

Um dos meus prazeres é cozinhar. Vou para a cozinha, corto as cebolas, os tomates, os pimentões - é uma alegria! Entretanto, faz uns dias, eu fui para a cozinha para fazer aquilo que já fizera centenas de vezes: cortar cebolas. Ato banal sem surpresas. Mas, cortada a cebola, eu olhei para ela e tive um susto. Percebi que nunca havia visto uma cebola. Aqueles anéis perfeitamente ajustados, a luz se refletindo neles: tive a impressão de estar vendo a rosácea de um vitral de catedral gótica. De repente, a cebola, de objeto a ser comido, se transformou em obra de arte para ser vista! (Rubem Alves)


Esta cebola foi feita para beliscar enquanto assistia tevê com a filhota na tarde de sábado. Foi inspirada na cebola servida como aperitivo em uma conhecida rede de restaurantes, só que usei cebolas bem menores (uma por pessoa) e empanei apenas com farinha para ficar mais leve. 
A foto não faz jus, o dia estava cinzento... Mas a cebola ficou linda e deliciosamente crocante. O molhinho rosê simples fez ótima parceria. 

Ingredientes para uma pessoa
1 cebola média
1 colher de farinha
sal, pimenta
óleo para fritar
2 colheres de maionese
1 colher de sobremesa de catchup
uma pitada de páprica

Modo de fazer
Primeiro retirei uma 'tampa' da cebola, do lado oposto ao da raiz. Para cortar as fatias, apoiei a cebola em uma xícara pequena de café. Cortei em quatro (em 'X'), a partir de cima, sem chegar até o fim. Depois cortei em oitavos, também sem chegar até o fim, e repeti até ter 16 segmentos, unidos na base. Coloquei em uma tigela com água com gelo e levei à geladeira por uma hora. Esse é o segredo para abrir as pétalas. 
Retirei a cebola, abri as pétalas e coloquei com a parte cortada para baixo sobre papel toalha para escorrer bem. 
Em um saco de cozinha, daqueles para congelamento, coloquei a farinha, sal e pimenta.  Coloquei a cebola, fechei a borda torcendo e chacoalhei bem para envolver a cebola com a farinha. Retirei a cebola, reservei. 
Em uma panelinha de bordas altas, coloquei bastante óleo (tem que cobrir a cebola inteira) para aquecer. Coloquei a cebola com o topo para baixo e fritei por mais ou menos 5 minutos, até dourar. 
Escorri em papel toalha e servi com o molho, que foi feito simplesmente misturando a maionese, o catchup e a páprica.  



2 comentários:

arquivo

blogroll