sábado, 5 de abril de 2014

Tirando o pó: Semifreddo de merengue e chocolate, perfumado à fava tonka

Eu voltei agora pra ficar

Porque aqui, aqui é meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei
(O portão, Roberto Carlos e Erasmo Carlos)




Queridos leitores e leitoras, é chegada a hora de 'tirar o pó' deste blog, faz tempo que não posto nada novo. Por problemas técnicos, o blog ficou 'fora do ar' por quase um mês. Quando isso foi resolvido, logo a seguir começaram as aulas (sim, eu voltei a estudar!) e aí faltaram horas nos meus dias...
Apesar do pouco tempo que eu tenho disponível desde o começo das aulas, eu não consigo ficar muito tempo longe. Fico com saudade deste espaço, o LilicaGourmet faz parte da minha vida nos últimos anos.
Assim, é hora de voltar e daqui em diante pretendo manter o blog atualizado, na medida do possível. 
Para reinaugurar as atividades do LilicaGourmet, escolhi uma receita deliciosa, um semifreddo de chocolate com merengue. Perfumei com fava tonka, mas fique a vontade para excluir esta especiaria, ou então usar cardamomo, noz moscada, raspinhas de laranja, o que der na telha... invente o seu.  
Fiz como sobremesa para o almoço de sábado e foi um sucesso.

Ingredientes: 
125 g de chocolate amargo
3 ovos 
250 g creme de leite fresco bem gelado
75 g açúcar 
1/3 fava tonka
1 pacote pequeno de suspiros prontos

Modo de fazer 
Primeiro, preparar uma forma tipo terrine (usei forma de pão média), forrando fundo e laterais com plástico filme, deixando sobrar um pouco nas laterais.
Derreter o chocolate em banho-maria ou no microondas, a potencia baixa. Reservar, deixando amornar.  
Bater os ovos com o açúcar até dobrarem de volume. Ralar a fava tonka sobre o creme. Juntar o chocolate, mexendo de leve para incorporar à mistura anterior.  
Bater o creme de leite até ficar como um chantilly leve.  Sem bater, misturar muito delicadamente com uma espátula o chantilly ao creme de chocolate. Por fim, desmanchar os merengues dentro do pacote e adicionar ao creme. Despejar na forma preparada, cobrir com a sobra do papel filme e levar ao congelador por pelo menos 6 horas.  
Para servir, retirar do freezer alguns minutos antes.  Servir em fatias, simples ou com calda da sua preferência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll