terça-feira, 15 de abril de 2014

Bacalhau que cachorro não come


A vida é arte do encontro. Embora haja tanto desencontro pela vida. (Vinicius de Moraes)




Para inspirar os queridos leitores e leitoras na semana da Páscoa, uma receitinha nova de bacalhau.
Esta bacalhoada na travessa foi inventada a partir da minha receita favorita, que é a bacalhoada de panela. Isso porque eu a preparei para levar a um jantar de amigos, assim era preciso que fosse 'portátil', o que com a receita de panela não é fácil. Mas eu não queria abrir mão daquele sabor deixado pelo refogadinho dos ingredientes com azeite e temperos, feito na panela, que une e valoriza todos os sabores. Então improvisei esta bacalhoada, que deu super certo!
Além disso, na travessa ficou bem prática e fácil de transportar, e como só precisa ir ao forno na hora servir,  pode ser feita com antecedência e não há risco de ter que carregar pratos quentes. O tempo de forno é bem rápido, pois todos os ingredientes já estão cozidos. 
O nome de batismo surgiu porque este bacalhau fica tão gostoso, mas tão gostoso, que apesar de ter bom rendimento, não sobra nadinha: a travessa termina vazia na mesa.  :) 

Ingredientes
700 g de bacalhau desfiado, deixado de molho de véspera, trocando a água várias vezes 
700 g de batatas descascadas e cortadas em fatias 
1 colher de sopa de alho amassado
400 g de cebolas 
3 ovos 
1 bom punhado de azeitonas pretas 
1/2 xícara de azeite de oliva 

Modo de fazer 
Cozinhar o bacalhau coberto com água, até amaciar. Deixar esfriar. Escorrer, reservando a água. Dar uma conferida se o bacalhau está bem limpo, sem pele e sem espinhas. Reservar o bacalhau. 
Cozinhar os ovos, deixar esfriar e fatiar. 
Descascar as batatas, cortando em fatias nem  muito grossas nem muito finas. Na água em que cozinhou o bacalhau, cozinhar as rodelas de batatas, até ficarem macias, mas ainda firmes. Deixar esfriar.
Fatiar a cebola, desfazendo em anéis e picar as azeitonas.
Aquecer 3 colheres de azeite de oliva em uma panela ou frigideira grande. Fritar as cebolas até amaciarem. Retirar da panela e na mesma panela, jogar mais uma ou duas colheres de azeite e passar o bacalhau, rapidamente. Retirar e reservar.
Na mesma panela,juntar mais umas colheradas de azeite e fritar o alho, sem deixar dourar. Juntar a batata e mexendo com cuidado para não quebrar as fatias, embeber no azeite com alho. 
Para finalizar, untar uma travessa refratária com azeite de oliva e montar o prato, começando com uma camada de metade das rodelas de batata, depois o bacalhau e a cebolada, intercalando com generosos jorros de azeite de oliva. Por cima colocar o restantes das batatas e decorar com as azeitonas pretas e os ovos cozidos. Regar com mais azeite de oliva. 
Nesta altura é possível cobrir a bacalhoada com papel alumínio e levar à geladeira. Cerca de meia hora antes da hora de servir, ligar o forno bem quente e levar a travessa ao forno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll