sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Cordeiro ao molho de vinho e frutas vermelhas

A fuego lento, a fuego viejo

Sigue avivando nuestra llama

Con todo lo que te quiero
Y lo mucho que me amas (Rosana, A fuego lento)



Ando apaixonada por cozinhar em calor lento, em pratos como os braseados, método que permite apurar os sabores, resulta em carne macia e molho aromático. Valoriza tudo de tal forma que se pode usar até ingredientes considerados 'menos nobres'. 
Uma recente visita a Mendoza inspirou este prato que fiz para o jantar com os amigos. A receita demora um pouco de tempo, mas quem faz a maior parte do trabalho é o forno. O resultado faz valer a pena a espera.
Acompanhei com batata doce gratinada (ótima para aproveitar o forno ligado, receita aqui) e ratatouille (receita aqui). 

Ingredientes para 5 pessoas
1 paleta de cordeiro (2,5 kg)
1 cebola picadas
4 dentes de alho picadinho
sal, pimenta,  folhinhas de alecrim, azeite
2 cebolas em cubos
2 cenouras descascadas, em rodelas grandes
1 alhos poró em fatias
1 garrafa de vinho tinto seco (usei Malbec)
100 g de mirtilos
100 g de framboesas
50 g de manteiga

Modo de fazer
De véspera, tempere o cordeiro com uma pasta feita com a cebola picadinha, os dentes de alho, sal, pimenta, folhinhas de alecrim e o azeite. Junte o vinho e coloque em um saco de celofane fechado na geladeira. Se possível vá girando às vezes para distribuir bem o tempero.
Retire o cordeiro da marinada, reservando. Aqueça uma panela ou frigideira grande, junte algumas colheres de óleo e sele a peça de carne, dourando levemente de todos os lados. Retire o cordeiro e reserve. Na mesma frigideira, coloque mais duas colheres de óleo e doure os legumes. Adicione o cordeiro e o vinha d'alhos da marinada.
Coloque tudo em um recipiente que possa ir ao forno, grande o bastante para conter com folga o cordeiro, o vinho e os temperos (eu uso a própria panela). Feche com tampa pesada ou com papel alumínio, prendendo nas bordas. 
Leve a forno bem baixo (fiz a 150 graus) por 4 horas até o cordeiro ficar macio. 
Retire o cordeiro do forno, abra (cuidado, pois está com vapor quente). Separe o cordeiro, coe o molho e coloque em uma panela na boca do fogão. Retire a gordura da superfície e adicione as frutas vermelhas. Ferva por trinta minutos sem tampar o recipiente, até reduzir o molho mais ou menos a metade. Prove e se preciso corrija o tempero. Adicione a manteiga para dar brilho ao molho.
Sirva o cordeiro aquecido em fatias com o molho. 

3 comentários:

  1. Acredito que este é post dos mais interessante para o meu paladar. Maravilhoso..........Parabéns Lllica Gourmet.

    ResponderExcluir
  2. Ah, Cacá, o bichinho não teve culpa :) Obrigada Dionísio!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll