sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Crème brulée de siri

Você não precisa cozinhar de forma fantástica ou complicada. Somente boa comida, a partir de ingredientes frescos. (Julia Child)


Este delicioso creme 'brulée' de siri foi feito, com a ajuda das queridas parceiras Déia, Lilian, Paula, Regina e Silvia, para o jantar da confraria feminina. Levinho, saboroso, casquinha crocante de queijo ralado, a entrada perfeita! 
A torradinha de cuca de vinho que acompanhou o prato foi disputadíssima, quase 'roubou a cena'. Outra hora, posto a receita da cuca por aqui. 

Ingredientes para 6 ramequins
600 ml creme de leite fresco
2 ovos pequenos
3 gemas
1 dente de alho picado
Sal, pimenta moída na hora
225 g carne de siri limpa e desfiada 
75 g queijo parmesão

Modo de fazer
Com antecedência, misturar os 4 primeiros ingredientes, temperar com sal e pimenta, juntar o siri, misturar bem. Cobrir e deixar descansar na geladeira para pegar gosto, de preferência de véspera. Pré-aquecer o forno a 150 graus, dividir a mistura entre os 6 ramequins, colocar em uma assadeira em banho-maria de água quente, até metade da altura dos ramequins. Levar ao forno e cozinhar por 45 minutos. Retirar do forno, tirar os ramequins do banho maria e deixar esfriar. Na hora de servir, polvilhar com queijo parmesão ralado e dourar a superfície no grill do forno, ou com ajuda do maçarico culinário. 

2 comentários:

  1. É tudo de bom!! Combinação perfeita!
    Adorei!
    Beijão
    Lia

    ResponderExcluir
  2. Lia, que bom te ver por aqui! Ficou bom demais esse siri, né? Volte sempre!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll