segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Nhoque de moranga ao pesto

Meu tempo é curto, o tempo dela sobraMeu cabelo é cinza, o dela é cor de abóboraTemo que não dure muito a nossa novela, masEu sou tão feliz com ela (Chico Buarque, Essa pequena)


Eu adoro morangas, são super versáteis na cozinha, têm uma cor linda, valorizam todos os pratos. Gosto tanto que certa vez em uma viagem trouxe um livrinho só com  receitas de abóbora. Foi impossível resistir à conjugação de  duas paixões, abóboras e livros :).  
Estes nhoques apareceram na cozinha quando, com pressa e não  muito inspirada para preparar o almoço, vi que na geladeira tinha uma tigela com moranga já cozida. Também morava na geladeira meio maço de rúcula pedindo para ser usado. 
Daí aos nhoques estarem na mesa foram quinze  minutinhos. É possível adicionar mais farinha e enrolar como os nhoques tradicionais, mas eu queria algo mais leve, de modo que fui colocando a massa para cozinhar às colheradas. Método mais fácil, mais rápido e suja menos utensilios! O que mais preciso dizer para convencer os queridos leitores a experimentarem ?  
Ficou tão gostoso, foi tão elogiado, que mil ideias de variações já me surgiram. Deve ficar a glória com com manteiga de sálvia, ou com molho de gorgonzola, ou quem sabe com pesto tradicional... Com um ou outro molho, esses nhoques vão voltar na minha cozinha!

Ingredientes
400 g de abóbora cozida 
1 ovo
200 g farinha
2 colheres de azeite de oliva
Para o molho: 1/2 maço de rúcula, 1 dente de alho, 1 punhado de amêndoas, 1 punhado de parmesão ralado, algumas colheres de azeite de oliva

Modo de fazer
Colocar uma panela de água a aquecer. 
Tirar a casca da moranga e colocar a polpa em uma tigela e amassar, fazendo um purê. Escorrer bem qualquer líquido, deixando a mistura bem sequinha. Se quiser um nhoque rústico, deixar 'pedaçudo'. Juntar o ovo, sal, uma pitada de noz moscada.  Adicionar a farinha aos poucos, mexendo. Se precisar, junte mais farinha,  até ficar um creme bem consistente.
Colocar delicadamente colheradas da massa a cozinhar na água fervente. Quando subirem à superficie, deixar mais alguns minutos. 
Para o pesto, no pilãozinho ou no processador, misturar tudo rapidamente.  
Escorrer os nhoques. Aquecer em uma frigideira o azeite de oliva, juntar os nhoques e sacudir delicadamente. 
Adicionar o molho pesto e servir, com parmesão ralado e um fio de azeite de oliva. 

2 comentários:

  1. Estes não os conheço. Sempre há novidades.

    ResponderExcluir
  2. É que é receita 'inventada', Dionísio. Eu queria inventar arte como você, mas só consigo fazer arte na cozinha :)

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll