quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Lagarto tonnato à la vingança




Quando você olha a lista de ingredientes deste prato de inspiração italiana, parece um pouco estranho, combina ingredientes que normalmente não se misturam como carne vermelha e atum; o atum não é fresco, e sim de lata. Além do mais, não é muito 'comfort food', é um prato que deve ser comido frio (assim como a vingança, daí o nome do post kkkk).
Mas o resultado é delicioso, leve, gostoso, e ainda tem a vantagem de poder ser feito com antecedência, a panela de pressão faz a parte difícil, o que facilita muito a vida da cozinheira de fim de semana.
Na hora de preparar o molho, descobri que a latinha de anchovas da despensa estava vencida, de modo que não usei. Mesmo assim, achei o molho delicioso, e a carne fez ótima parceira com a saladinha simples de alface e tomate. 

Ingredientes
1 pedaço de lagarto (1 kg)
1 fio de óleo
1 taça de vinho branco
sal, pimenta

Ingredientes do molho
1 lata de atum
1 xícara de maionese
1 colher de mostarda
2 colheres de alcaparras
3 filés de anchova (não usei)
salsinha picada, gotas de suco de limão

Modo de fazer
Limpe a carne e tempere com sal e pimenta. Deixe inteiro, não precisa cortar. Aqueça em uma panela de pressão um fio de óleo, doure a carne, junte o vinho e complete com água até cobrir a carne. Feche a panela e cozinhe na pressão por trinta minutos após abrir fervura. Deixe esfriar dentro da própria panela.
Quando estiver fria, retire a carne da panela e corte em fatias finas.  Faça o molho, liquidificando todos os ingredientes. Prove, se precisar, adicione sal. Coloque o molho sobre a carne e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll