sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Suflê de chuchu


É preciso compreender, portanto, o que se passava no coração da mãe quando a Duda telefonou para saber como era a sua receita de suflê de chuchu. Quase não usavam o chuchu na França, e a Duda dissera a seus patrões que suflê de chuchu era um prato típico brasileiro e sua receita era passada de geração a geração na floresta onde o chuchu, inclusive, era considerado afrodisíaco. Coração de mãe é um pouco como as Caraíbas. Ventos se cruzam, correntes se chocam, é uma área de tumultos naturais. A própria dona daquele coração não saberia descrever os vários impulsos que o percorreram no segundo que precedeu sua decisão de dar à filha a receita errada, a receita de um fracasso. De um lado o desejo de que a filha fizesse bonito e também - por que não admitir? - uma certa curiosidade com a repercussão do seu suflê de chuchu na terra, afinal, dos suflês, do outro o medo de que a filha nunca mais voltasse, que a Duda se consagrasse como a melhor opér da Europa e não voltasse nunca mais. Todo o destino num suflê. A mãe deu a receita errada. Com o coração apertado. Proporções grotescamente deformadas. A receita de uma bomba. (Luis Fernando Veríssimo, Suflê de chuchu)



Ganhei de uma amiga vários chuchus, e ela me passou de boca a receitinha do suflê. Diferente da personagem da crônica do Veríssimo cujo trecho transcrevi aí em cima, a amiga me explicou bem certinho a receita do suflê. 
Fiz para o almoço, gente, que delícia! 
Se é afrodisíaco, não garanto... mas é tudo de bom, fofo, levinho, douradinho... 
Agora espero que as sementes que plantei ao pé das goiabeiras deem muitos chuchus, porque este prato já é 'receita de família' na minha cozinha!

Ingredientes 
4 chuchus
3 ovos, clara e gema separadas 
3 colheres de queijo ralado 
1 colher de amido de milho
1 colher de manteiga ou margarina
sal, pimenta (ou 1 tablete de caldo de galinha dissolvido em algumas colheres de água quente)

Modo de fazer
Descascar os chuchus, cortar em pedaços e cozinhar até amaciar. Colocar em uma tigela, amassar bem e escorrer qualquer líquido, espremendo. Juntar ao chuchu amassado as gemas de ovo, a manteiga ou margarina, o amido de milho, o sal e a pimenta (ou o caldo de galinha) e o queijo ralado. Bater as claras em neve e incorporar delicadamente à mistura anterior.  
Colocar em uma forma untada e levar ao forno quente. 

Um comentário:

  1. Olá Carla,

    Vimos que você tem muitas e deliciosas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar WWW.TUASRECEITAS.COM.BR, um site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 170.000 receitas dos sites e blogs mais populares do Brasil.

    No site criamos a seção TOP BLOGS DE RECEITAS, um ranking de blogs onde você também pode cadastrar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso potente motor de pesquisa. Tuasreceitas.com.br tem mais de 80.000 visitantes únicos cada dia que procuram receitas em nosso site, gerando uma grande quantidade de tráfego para os blogs que fazem parte de nosso site. E o melhor é que você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Você gostaria de fazer parte desta grande família?

    Muito obrigado pela sua atenção e estamos à sua disposição!

    Wagner Silva
    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll