terça-feira, 30 de julho de 2013

Trança de alho e ervas

Rosca, broinha e pão de queijo  São tão gostosos Quanto da moça o beijo.(Renato de Barros)



Adoro pães com formato, vocês já devem ter percebido que de vez em quando pinta um por aqui. Acho que tenho uma veia artística, uma vocação pra  escultora... não sabendo trabalhar a pedra, uso a massa de pão :).
Aqui a massa básica foi recheada com manteiga, e polvilhadas com alho, salsinha, cebolinha e parmesão, resultando nesta trança, que além de bonita ficou deliciosa. 

Ingredientes da massa
600 g farinha
250 ml água morna (ou uma mistura de leite e água)
1 colher de sopa rasa de fermento para pão, granulado
1 colher de óleo
1 colher de chá de sal

1 colher de açúcar

Ingredientes do recheio

3 colheres de manteiga, ou uma mistura de manteiga e óleo de oliva
3 dentes de alho amassados
1 maço de ervas picadas (usei salsinha e cebolinha)
1 punhado de queijo parmesão ralado


Modo de fazer

Colocar a farinha em uma tigela grande, misturar o fermento, fazer um buraco  no meio. Misturar o restante dos ingredientes e sovar até desgrudar das mãos. Deixar descansar a massa dentro da tigela,  por uma hora. A massa praticamente dobra de volume. 
Passado o período de descanso da massa, em uma superfície enfarinhada, abrir a massa de pão com rolo, formando um retângulo. Misturar a gordura com o alho amassado e as ervas picadas, passar essa mistura por cima da massa com uma colher. Cortar em três tiras, enrolar cada uma e depois entrelaçar as tiras, fazendo uma trança.
Colocar em assadeira untada  e deixar descansar por mais trinta minutos. Assar em forno quente, por 35 a 45 minutos, até dourar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll