quarta-feira, 31 de julho de 2013

Tortei de moranga na moranga


Na feirinha de sábado, as aboborinhas redondinhas estavam lindas, e na barraca de macarrão me acenavam lindos torteis recheados com moranga. 
Daí a inventar este prato na cozinha para o almoço de sábado, foi um passo. 
As moranguinhas levemente cozidas foram partidas ao meio e depois recheadas com os tortei. Por cima de tudo, um molho de queijos. Depois foi ao forno para gratinar. 
Como usei tortei congelado, a preparação foi rapidinha. Mas o resultado ficou tão bonito e caprichado que parece que foram  horas na cozinha! 
E que delícia.... a cada mordida, o contraste entre a textura mais durinha da abóbora e a mais delicada da da massa, e o doce cremoso do recheio temperado pelo creme de queijo.  Para fazer e repetir!

Ingredientes para 6 porções.
3 aboboras tronco (redondas)
1 pacote de 500 g de tortei congelado
1 colher de manteiga
200 ml de creme de leite
200 g de queijo (usei o que tinha na geladeira: prato, parmesão e cheddar)
1 colher de sopa de manteiga

Modo de fazer
Cozinhei as abóboras tronco por 15 minutos em uma panela com água. Depois deixei esfriar, cortei ao meio e retirei as sementes. Coloquei as metades em uma assadeira.
Para o molho, aqueci o creme de leite em uma panelinha, juntei uma colher de manteiga e metade dos queijos (reservei a metade) e deixei derreter, mexendo. Reservei.
Cozinhei os torteis em uma panela com água fervente por 3 minutos e escorri. Recheei as morangas com os tortei cozidos,  por cima coloquei a metade reservada dos queijos, em tiras. Por cima, coloquei o molho de queijo e levei ao forno bem quente para gratinar por vinte minutos.

2 comentários:

  1. Adorei essa receita, Carla! Ótima sugestão.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Lylia, a receita é bem prática e gostosa! Volte sempre por aqui!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll