quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sopa creme com capeletti verde


Chegando do trabalho com fome e ainda com o jantar por preparar, com o supermercado atrasado, fui vasculhar o armário da despensa e a geladeira meio vazia. Na despensa, encontrei uma sobra de lentilhas.
Na gaveta da geladeira, habitavam duas espigas de milho meio ressecadas, alguns tomates já muito maduros e 1 gloriosa fatia de abóbora. No melhor estilo 'limpa-geladeira-que-amanhã-é-dia-de-feira', improvisei uma sopa, tudo na mesma panela. 
Sem querer exagerei um pouco na pimenta, achei que tinha estragado o prato, mas o perfume que logo começou a se espalhar pela cozinha (talvez aliado à fome da cozinheira ... rsrs) já encantou.  Quando fui provar a sopa, me surpreendi: o improviso resultou delicioso, imediatamente virou favorito aqui em casa. A combinação do sabor meio terroso da lentilha com o doce do milho, no caldo bem temperado, resultou maravilhosa! 
Para me redimir e valorizar a sopinha que começara tão humilde mas que estava sabendo tão bem, acrescentei alguns capelettis verdinhos, que estavam no freezer... dando sopa. 

Ingredientes
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
4 tomates picados
1 xícara de lentilhas cozidas
grãos de 2 espigas de milho, ou uma lata de milho, escorrido o líquído
1 fatia de abóbora
4 xícaras de água ou caldo de galinha, carne ou legumes
1 punhado de capelettis
sal, molho de pimenta

Modo de preparo
Refogue a cebola no óleo, junte o alho, os grãos de milho e a abóbora e frite mais um pouco. Junte os tomates e cozinhe por alguns minutos para formar um molhinho. Junte as lentilhas e a água o caldo, coloque sal e pimenta, tampe e deixe cozinhar  em fogo baixo até cozinhar os ingredientes. Prove e corrija o tempero. Se quiser uma sopa cremosa, deixe esfriar um pouco e passe no liquidificador. Na hora de servir, junte os capeletti e deixe cozinhar alguns minutos.
Sirva bem quente. Se gostar, polvilhe os pratos servidos com queijo ralado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll