sexta-feira, 28 de junho de 2013

Faça-se o nosso alMoço, face a face: ravioli de alface

Alface! Ó alface!

Alface! Ó alface!
Faça-se, ó faça-se
Ó alface, afinal
Faça-se o nosso al
Moço, face a face
Ó alface!  (Adriana Calcanhotto, Alface)




Gosto muito de aproveitar e dar novos usos aos ingredientes da estação.  Às vezes os novos pratos nascem da necessidade - não dizem por aí que a necessidade é a mãe da invenção? então? :)  . 
O macarrão verde geralmente é feito com manjericão ou espinafre, mas fazê-lo com alface também dá bom resultado (a receita já passou por aqui). 
Nesta semana, nem comendo 'quilos' de salada, conseguiríamos dar conta de tantas eram as folhas que habitavam a geladeira.  Recebi de presente várias sacolas com pés de alface, que somados aos que trouxe do sítio, mais um pé ou outro vindo da feira, deixaram a minha geladeira completamente 'verde'.  
Resolvi preparar uma receita tripla de macarrão de alface, para congelar a massa pronta para cozinhar, mas uma parte dela foi separada para preparar estes lindos raviolis para o almoço do dia. No recheio, espinafre fresquinho e ricota e no molho, nada mais que um simples alho-e-óleo. Delicioso!

Para os raviolis 
300 gramas de massa de macarrão caseiro com alface (receita aqui)
1 maço de espinafre cozido e picado, bem escorrido
1 ricota pequena esfarelada
1 colher de azeite
1 colher de parmesão ralado
sal, 1 pitada de noz moscada

Ingredientes do molho
1 colher de azeite de oliva
3 dentes de alho descascados e fatiados
1 colher de manteiga

Modo de fazer
Sobre uma superfície enfarinhada, com rolo ou máquina, abra a massa bem fina, em tiras. Sobre uma tira de massa, faça montinhos espaçados de uma colher de chá de recheio. Por cima, coloque outra tira de massa, face a face. Pressione a massa com as mãos ao redor do recheio para tirar o ar e grudar. A seguir, corte com cortador de ravioli - se não tiver o cortador, corte quadrados com faca ou carretilha, que também dá certo. 
Reserve os raviolis recheados sobre a mesa enfarinhada. 
Aqueça uma panela de água, salgue e, quando ferver, cozinhe os raviolis por 3 a 4 minutos. Escorra e reserve. 
Em uma frigideira, aqueça o azeite, frite o alho em fogo não muito forte, até ficar levemente dourado, junte a manteiga e despeje sobre os raviolis. Sirva imediatamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll