segunda-feira, 17 de junho de 2013

A incrível história da sopa que virou pão de cenoura e laranja

Do prato à boca, perde-se a sopa (ditado português)



Vi em um livro uma receita que me parecia ótima, de sopa de cenoura e laranja, então, pensei: 'vou fazer uma sopa pa nóis' :).
Fiz tudo direitinho, como mandava a receita, a sopa ficou linda, um creme com ótima consistência e cor adorável, mas ... não ficou boa! Ninguém gostou aqui em casa. Até minha filha mais velha, que é tão ou mais 'soupaddict' do que eu, não apreciou. Vi que não tinha jeito, a sobra ia 'encalhar' na geladeira, a menos eu encontrasse alguma alternativa.
Como estava na hora de preparar o pão da semana, resolvi usar a sobra da sopa, que teve um honroso destino: virou estes maravilhosos pãezinhos.
Como sempre, fiz uma quantidade razoável de pães, que congelei. Quando preciso, retiro do freezer só o número de pãezinhos necessários. Descongelados naturalmente ou no microondas, ficam como se fossem pães fresquinhos. 

Ingredientes
cerca de 800 g de farinha de trigo
1 colher de fermento biológico seco 
3 cenouras grandes cozidas, liquidificadas junto com 1 xícara de água do cozimento e o suco de 2 laranjas 
1 ovo
1/4 de xícara de óleo 
1/4 de xícara de açúcar
1 colher de chá de sal 
1 gema ou café para pincelar

Modo de fazer
Em uma tigela grande, misturar a farinha e o fermento. Fazer uma cova e juntar o batido de cenoura com laranja levemente aquecido, o ovo, a gordura, o sal e o açúcar, mexendo com colher de pau para incorporar todos os ingredientes. Se for preciso, adicionar mais líquido ou farinha, até dar o ponto de sovar com a mão.  
Sovar a massa por alguns minutos. 
Fazer uma bola, deixar descansar na própria tigela, coberta com uma pano, até dobrar de volume.  
Moldar os pãezinhos no formato desejado, com as mãos enfarinhadas. Colocar os pãezinhos em uma assadeira untada e deixar crescer mais 30 minutos. 
Pincelar os pãezinhos com gema ou café e levar ao forno médio para assar até ficarem corados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll