segunda-feira, 13 de maio de 2013

Bowls de cacau com ganache de chocolate



Há tempos estava na minha 'wishlist' um tipo de miniforminhas, nas quais o bolinho ao ser desenformado fica com uma concavidade para rechear - é mais ou menos como uma miniforma de Mary Ann cake. O livro da Nigella Lawson tem uma receita - chocolate brownie bowls - que usa o mesmo principio.
Um dia fui a uma loja tipo 1,99 na pequena cidade onde fica meu sítio, e fui surpreendida ao encontrar  forminhas bem parecidas, parecidas com a que eu queria ... pularam direto para a minha cestinha! O formato é um pouco diferente, mas adorei, porque no resultado final ficou um equilíbrio perfeito entre o a quantidade de bolo e de recheio/cobertura.
Nesta primeira vez, usei bolo de cacau com recheio de ganache de chocolate amargo... 'Matou a pau'!  servida junto ao cafezinho, nada pode ser melhor!

Ingredientes do bolo de cacau 
1/4 xic cacau 
  • 3/4 xic açúcar
  • 2/3 xic água fervente
  • 50 g manteiga à temperatura ambiente
  • 1 ovo
  • 2/3 colher de chá de extrato de baunilha
3/4 xic farinha
1/2 colher de chá de sal
2/3 colher de chá de fermento

Ingredientes do recheio
100 g de chocolate amargo 
70 ml de creme de leite de caixinha

Modo de fazer
Pré-aquecer o forno a 180 graus. Untar muito bem as forminhas com óleo ou manteiga derretida e  polvilhá-las com cacau em vez de farinha - eu me distrai e polvilhei com farinha, resultando nas bordas brancas feinhas que você vê na foto.
Em uma tigela, misturar a água fervente, o cacau  e o açúcar. Em outra tigela, bater a manteiga, adicionar o ovo e a essência de baunilha, batendo, depois juntar a mistura quente. Juntar a farinha, o sal e o fermento, peneirando. Mexer com colher ou espátula. 
Despejar nas forminhas preparadas e assar por vinte minutos. Retirar do forno e deixar esfriar um pouco antes de desenformar.
Para a ganache, derreter o chocolate no microondas, juntar o creme de leite e mexer até homogeneizar. 
Rechear as cavidades com a ganache de chocolate. Decorar a gosto. 

Um comentário:

  1. Minha amiga, Deus do céu! Que delícia deve ter ficado! Realmente matou a pau! Bjão

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll