sexta-feira, 24 de maio de 2013

Bolinho de bacalhau pra já


Estes bolinhos foram feitos para o almoço de aniversário da filhota. O melhor dessa receita é que dá para fazer os bolinhos 'na hora', sem necessidade de preparação prévia. É ótimo para quem está com pressa ou para quando surge aquela vontade irresistível de comer um bolinho e não há tempo, nem paciência, de esperar dois dias... Os bolinhos ficam perfeitos. Com um molhinho caseiro de pimenta, arrasam!
Comprei o bacalhau em lascas e para tirar o sal usei o truque de dessalgue 'express' que o meu compadre Roberto, que faz o melhor bacalhau que já provei, me ensinou: lavar o bacalhau em água corrente e ferver em água com um punhado de sal.  Depois escorrer. Parece um contrasenso, mas o sal na água nessa primeira fervura 'puxa' o excesso de sal do bacalhau. 
Para desfiar o bacalhau bem fininho, uso outro truque, desfiando com ajuda do pano de prato. Explico melhor na receita, que segue abaixo. Não deixem de experimentar!

Ingredientes
600 g de batatas
500 g de bacalhau em lascas
1 cebola bem picadinha
salsinha e cebolinha picadas
1 ovo
noz moscada ralada na hora
farinha de rosca ou de mandioca

Descasque as batatas e coloque para cozinhar em água com sal. 
Para dessalgar e cozinhar o peixe, primeiro, coloque o bacalhau em uma peneira e lave em água corrente. Depois, coloque no fogo em uma panela com bastante água. Quando estiver perto de ferver, jogue um punhado de sal (não estranhe, é isso mesmo!), deixe ferver, escorra o bacalhau, lave em água corrente e coloque de novo na panela, trocando a água por água limpa. Ao ferver, provar e se ainda não tiver saído o excesso de sal, repetir a operação, trocando  de novo a água por água limpa. No meu caso, não foi necessária essa segunda, ou terceira, fervura: na primeira fervura, o bacalhau já estava cozido e salgado 'no ponto', sem excesso.  Escorra e reserve.
Amasse as batatas ainda quentes, fazendo um purê. 

Desfie o bacalhau já cozido em lascas bem finas, com a ajuda de um pano de prato bem limpo. Coloque o bacalhau na metade do pano de prato estendido, dobrando a outra parte do pano por cima e esfregando (como se estivesse lavando roupa). 
Em uma tigela, misture o bacalhau e as batatas, tempere com cebola, salsinha e cebolinha. Junte a noz moscada. Prove, se for preciso adicione sal. Junte o ovo e mexa até a massa ficar homogênea. Molde os bolinhos com ajuda de uma colher, passe na farinha de rosca ou de mandioca e frite em óleo quente.

3 comentários:

  1. Deu um vontade de comer esse bolinhooo.. adorei a receita!

    ResponderExcluir
  2. Acredita que nunca comi bolinho de bacalhau?

    Tem sorteio no meu blog, se quiser participar está convidada!

    http://oblogdafenixx.blogspot.com.br/2013/05/sorteio-protecao-o-ano-todo.html

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll