quinta-feira, 18 de abril de 2013

Pudim de gema e clara na travessa

Lembrança, quanta lembrançaDos tempos que já lá vão!Minha vida de criança,
Minha bolha de sabão!
(Guilherme de Almeida, Coração)



Minha tia serviu como sobremesa de um churrasco este doce delicioso, inspirada em lembranças de um doce que comia na infância e havia esquecido, até que provou na casa de uma amiga.

A receita é simples, não leva leite condensado, apenas açúcar, leite e ovos. É feito em camadas, no fundo da forma vai o caramelo, depois um pudim de leite, depois as claras em neve, que só são colocadas quando o pudim já estiver assado. Assa direto no forno, sem precisar de banho-maria.

Fiz em casa metade da receita. Compartilho com vocês desta delícia.

Ingredientes do caramelo
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água fervente

Ingrediente do pudim
3 xícaras de leite
4 gemas
2 ovos inteiros
1 xícara de açúcar

Ingredientes da cobertura
4 claras
4 colheres de açúcar

Modo de fazer
Começar por preparar o caramelo, colocando o açúcar em uma panela e deixando dourar. Juntar a água quente e deixar ferver mais um pouco, até dissolver os torrões e engrossar a calda.  Despejar em uma travessa refratária.
Depois preparar o creme de gemas, batendo as gemas e ovos inteiros com o açúcar, depois misturando o leite aos poucos. Despejar na forma caramelizada. Levar ao forno por mais ou menos 30 minutos.
Bater as claras, juntar o açúcar em chuva, sempre batendo. Colocar por cima do pudim e voltar ao forno até secar e dourar a cobertura.

Um comentário:

  1. Muito bom! Gostei muito de seus fundamentos e sua imparcialidade a cada dia um novo aprendizado em seu site já ganhou um fã, todos os dias acompanho seu belo trabalho com excelentes argumentos muitos bem definidos e fundamentados muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll