sexta-feira, 19 de abril de 2013

Arroz com galinha ao funghi

Ai ai isso aqui tá muito bomAi ai esse trem tá bom demaisA gente come a gente dança a noite inteira a galinhada é de primeira e todo mundo pede mais(Chitãozinho & Xororó, Galinhada)



Ia fazer um frango ensopado com funghi, mas o perfume que vinha da panela inspirou adicionar o arroz para cozinhar no delicioso molho. Resultou neste arroz com galinha e funghi, um 'falso risoto', que ficou espetacular, dos deuses!

Ingredientes
1 kg de coxas e sobrecoxas de frango
1/2 xícara de funghi sechhi (usei uma mistura de porcini, shitake e shimeji)
1 cebola grande picada
1 taça de vinho rosé (ou branco) seco 
1 lata de tomates (ou 6 tomates picados) 
2 xícaras de arroz (de preferência arroz para risoto, usei carnaroli)
óleo, sal, pimenta moida, água fervente

Modo de fazer
Temperar os pedaços de frango com sal e pimenta.  Colocar os cogumelos secos de molho em 2 xícaras de água quente, para hidratar. 
Em uma panela de ferro, colocar o óleo. Aos poucos, fritar os pedaços de frango, até ficarem  dourados de todos os lados. Ir reservando os pedaços de frango em separado. 
Separar os cogumelos, reservando a água do remolho. Filtrar, retirando qualquer impureza.  
Na mesma gordura da panela, fritar a cebola, depois juntar os cogumelos, deixar refogar. Juntar o vinho. Adicionar os tomates. Retornar os pedaços de frango à panela, juntar a água dos cogumelos e tampar a panela, até formar um molho. 
Colocar o arroz e adicionar água fervente que cubra o conteúdo da panela em dois dedos.
Conferir o tempero, tampar a panela e deixar cozinhar em fogo baixo até o arroz macio. Vigiar a panela, pingando mais água se for necessário. Deve ficar bem caldoso no final.
Servir logo. Se quiser juntar, na hora de servir, tempero verde picado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll