domingo, 17 de março de 2013

Ravioli com surpresinha

Quem mandou você gostar

Dessa mulher de fases?
Complicada e perfeitinha
Você me apareceu
Era tudo que eu queria
Estrela da sorte (Rodolfo e Digão, Mulher de fases) 





Gosto de receitas práticas, fáceis e rápidas, mas sou mulher de fases e de vez em quando saem da cozinha alguns pratos mais elaborados...  Uma manhã mais inspirada, aguardando boa companhia para o almoço, rendeu estes deliciosos raviolis, recheados com queijo de cabra e uma surpresinha: um ovo de codorna cru, que cozinha dentro da massa. Ao cortar o raviolo no prato, descobre-se a gema douradinha e cremosa. 
Não é tão difícil quanto parece, só tem que ter o cuidado de fechar bem a massa e de, depois de recheados, manusear os raviolis com delicadeza para não romperem. 

Ingredientes da massa
2 xícaras de farinha
2 ovos grandes
sal, 1 colher de azeite de oliva

Ingredientes do recheio
1 queijo de cabra tipo boursin
1 punhado de ervas frescas picadas
algumas colheres de creme de leite
ovos de codorna crus

Ingredientes do molho
4 colheres de manteiga
10 folhas de sálvia
sal, pimenta
parmesão ralado

Modo de fazer
Para a massa, misture todos os ingredientes com um garfo, depois sove um pouco sobre uma superficie polvilhada com farinha. Fazer uma bola, cobrir e reservar, se possível por meia hora.




Fazer o recheio, amassando em uma tigela o queijo de cabra e juntando um punhado de ervas picadas e algumas colheres de creme de leite para ficar cremoso. Reservar.




Abrir a massa bem fina, com rolo ou máquina, sobre uma superfície polvilhada com farinha. Marcar metade da massa levemente com cortador redondo, sem cortar. Colocar uma colherada do recheio, fazendo uma cavidade no meio. Quebrar com uma faca o ovo de codorna e colocar o conteúdo no centro do recheio.


Fechar com a outra metade da massa, pressionar as bordas de cada raviolo e cortar. Reservar os raviolis em forma enfarinhada.



Preparar o molho, aquecendo em uma frigideira a manteiga, junte as folhas de sálvia, sal e pimenta, deixe fritar por alguns minutos. Desligar o fogo e conservar na própria panela.
Em uma panela grande, aquecer água levemente salgada. Juntar os raviolis e cozinhar delicadamente por 2 a 3  minutos. 
Reaquecer o molho e colocar os raviolis na frigideira, sacudindo para envolver com a manteiga. Servir imediatamente, com parmesão ralado.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll