sexta-feira, 22 de março de 2013

Pãezinhos de coelhinho

A lenda do folar da Páscoa é tão antiga que se desconhece a sua data de origem. (...) Inicialmente chamado de folore, o bolo veio, com o tempo, a ficar conhecido como folar e tornou-se numa tradição que celebra amizade e a reconciliação. Durante as festividades cristãs da Páscoa, o afilhado costumam levar, no Domingo de Ramos, um ramo de violetas à madrinha de batismo e esta, no Domingo de Páscoa, oferece-lhe em retribuição um folar. (Lenda do Folar da Páscoa, Infopédia)



Este pãozinho em formato de coelhinho fazia sucesso no café da manhã com as filhotas quando eram pequenas. É perfeito para a páscoa! A inspiração vem do pão folar português, mas o charme aqui é o formato de coelhinho. Dá para usar ovos cozidos inteiros para moldar o pãozinho, ou  moldar o formato somente com a massa de pão. Fiz as duas versões.  

Ingredientes
700 g de farinha
3 colheres de manteiga ou margarina
1 colher de sopa de fermento biológico seco  
1/2 xícara de açúcar
2 ovos crus
150 ml de leite 
150 ml de água
1 colher de chá de sal
ovos cozidos 


Modo de fazer
Colocar a farinha em uma vasilha, misturar o fermento. Com a colher de pau, fazer um buraco no meio da farinha. Aquecer juntos a água e o leite, até amornar. Juntar o açúcar, o sal, a gordura e os ovos crus. Colocar essa mistura no meio da farinha, ir misturando com colher de pau. Depois sovar a massa, até ficar bem macia e desgrudar das mãos. Se for o caso, juntar mais liquido ou mais farinha, até dar o ponto. Fazer uma bola com a massa, untar, cobrir com um pano e deixar levedar até dobrar de volume (mais ou menos uma hora). 
Para moldar os pãezinhos em formato de coelhinho, primeiro fazer rolinhos de massa 'gordinhos' e alongados. Enrolar o rolinho de massa em volta do ovo em pé, ou de uma bolinha de massa, torcendo as pontas do rolinho que sobrarem, para fazer a 'cabecinha' e as 'orelhinhas' do coelho. 


Colocar os pãezinhos moldados em uma assadeira untada e deixar crescer novamente (mais ou menos 40 minutos). 
Pincelar os pães com gema ou café, depois levar ao forno médio os pães até ficarem dourados. No meu forno levou 40 minutos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll