sábado, 29 de dezembro de 2012

Salada da sorte tripla: salada de lentilhas, uvas e romãs

Tens sol se há sol, ramos se ramos buscas,
Sorte se a sorte é dada.
(Estás só, Ricardo Reis) 


As lentilhas são um alimento tradicionalmente à sorte e à prosperidade, por isso comer lentilhas faz parte da tradição da virada do ano, assim como comer sementes de romã, que simbolizam a abundância. Vem da Espanha o costume de comer doze bagos de uva, um para cada mês do novo ano, de modo a garantir a prosperidade durante todo o ano seguinte. Por isso, segue uma saladinha que mistura esses ingredientes, inventada especialmente para a festa de fim de ano. Como se não bastasse trazer sorte é prosperidade, esta saladinha é deliciosa, leve e muito refrescante!
Ingredientes
250 g de lentilhas
1 pera
1 cacho pequeno de uvas tipo italia
1 romã
suco de 1 limão pequeno
1 punhado de folhas de hortelã picadas
azeite de oliva, vinagre balsâmico, sal, pimenta


Modo de fazer
Cozinhar as lentilhas com cinco vezes seu volume de água. Quando estiverem cozidas, mais ainda firmes, escorrer, passar sob água fria para parar o cozimento. Temperar ainda mornas com um pouco de azeite de oliva e sal. Reservar.
Cortar a romã ao meio, separar as sementes, reservando as sementes e qualquer suco que escorra.  Cortar ao meio as uvas. Descascar a pera, cortar em cubinhos, pingando algumas gotas de limão para que não escureçam.
Temperar as lentilhas com o suco de romã, o suco de limão, azeite, o vinagre balsâmico, sal e pimenta. Juntar as folhinhas de hortelã picadas, as uvas, a pera e as sementes de romã, reservando algumas para decorar. Misturar, provar e, se necessário, corrigir o tempero.
Colocar no prato de servir e jogar por cima as sementes de romã reservadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll