domingo, 9 de dezembro de 2012

Pão inacreditável

Pan,
con harina,
agua
y fuego
te levantas.
espeso y leve,
recostado y redondo,
repites el vientre
de la madre,
equinoccial
germinación
terrestre.
(Pablo Neruda, Oda al pan)
Quando vi essa receita, pensei que não podia estar correta. Pão caseiro em somente cinco minutos por dia? Claro que esse tempo não conta o tempo de forno e de crescimento da massa, mas mesmo assim, somente cinco minutos de trabalho para fazer pão? Sonha! Mas eis que a curiosidade e a paixão pela experiência me levaram à cozinha numa tarde de domingo - afinal, não tinha muito a perder, no máximo cinco minutos e algumas xícaras de farinha...

Em um baldinho, misturei 6 xícaras e meia de farinha, 1 e 1/2 colher de sopa de sal grosso, 1 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco. Adicionei 3 xícaras de água morna e misturei com colher de pau. Deixei descansar fora geladeira, mal tampado (sem vedar completamente), por duas horas.


Depois de tempo de descanso, levei à geladeira, ainda mal tampado. E esqueci da massa (pode ser guardada na geladeira por até duas semanas).  
Alguns dias depois, enfarinhei uma tigela e as mãos, retirei uma porçao da massa (mais ou menos um quarto), e sem amassar, coloquei na tigela e com as mãos delicadamente fui girando e formatando um pão alongado. Coloquei em uma superficie polvilhada de farinha de milho e deixei descansar quarenta minutos.


Liguei o forno para aquecer, untei uma forma, coloquei a massa. Levei ao forno o pão, colocando também no forno uma assadeira com uma xícara de água.


Depois de trinta e cinco minutos, eis o pão, maravilhoso, saboroso, com casca crocante, lembrando pão italiano. 


A massa ficou dez dias na geladeira, e todos os quatro pães preparados em dias diferentes ficaram ótimos. Fiz uma variação, assando um dos pães sem deixar crescer a massa novamente, ou seja, saiu da geladeira direto para o forno. Ficou excelente também!

5 comentários:

  1. Realmente, só testando pra acreditar Carla! Me diga uma coisa: tem de ficar mal tampado na geladeira? Não precisa colocar açúcar, isso eu vi na receita, mas será que pode acrescentar?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi,queridos! Saudades de vocês. Este pão é a descoberta do ano na cozinha do Lilica! Até agora só fiz a receita clássica de pão branco, que não leva açúcar, mas no site dos autores há outras opçoes, por exemplo, o pão sem glutem feito pelo mesmo método, que leva açúcar ou mel (http://www.artisanbreadinfive.com/2010/01/05/gluten-free-crusty-boule) .. Então acho que não tem problema de adicionar açúcar! Deve ficar mal tampado - corre a tampa, fecha, mas levanta a pontinha - por causa da natural fermentaçao. Certo? Se testarem, me contem! Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Menina, que ótima técnica! A que eu testei é bem parecida, mas fiz uma receita qualquer, esperei a primeira fermentação, e depois, ao dar o formato dos pães, coloquei-os para congelar imediatamente, um separado do outro para não grudar. Ou seja, ele estava pequeno, pois havia retirado o ar da primeira fermentação. Para assar, apenas tive que tirar antecipadamente para o mesmo descongelar, depois fermentar, e assim pus no forno. Ficou impecável, como fresco! Vou fazer isso sempre, e ainda vou testar o método que você usou! Acheio muito prático e ótimo praqueles dias que não estamos com vontade de ir pra cozinha, mas queremos um pão quentinho "feito" na hora!
    Beijao, adorei o post (e o blog!)

    ResponderExcluir
  4. Olá Carla, vi seu comentário lá no grupo e como sou louca por pães me interessei na mesma hora.
    Pode ter certeza que irei testar o mais breve possível, ficou incrível a aparência do seu pão.
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  5. Carla, que interessante a sua dica, bem prática. Fiquei pensando que seria bem util tambem caso vc tenha algum problema e precise sair e não de tempo de esperar a fermentação... joga no freezer e quando der termina o pão! Carla, Rachel, me contem depois se testarem esta receita, eu adorei!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll