sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Matambre recheado

Gastronomia é comer olhando para o céu. (Millor Fernandes)
  


Minha madrinha preparava muito bem este prato, resolvi me aventurar. É um pouco trabalhoso,mas o resultado compensa. Aqui no sul muitas casas de carne oferecem o matambre já recheado e enrolado, é uma boa opção. Para doze pessoas, fiz 2 peças de matambre enrolado. Abaixo segue receita para uma peça.

Ingredientes

1 fio de óleo
3 cebolas picadas
2 fatias de bacon picadas

1/2 kg de linguiça picada
2 cenouras em rodelas
1/2 pimentão picado
temperos verdes picados

1 caixa de creme de leite

Modo de preparo
Em uma frigideira grande, que comporte o matambre, primeiro faça um refogado com metade do bacon, duas cebolas picadas, o pimentão, as cenouras (reserve algumas rodelas) e a linguiça. Junte os temperinhos verdes que gostar - usei salsinha, manjerona e cebolinha.
Limpe o matambre, abra sobre uma tábua de cozinha e espalhe o refogado por cima. Enrole e prenda bem com barbante, fechando as pontas para o recheio não escapar durante o cozimento ('teje preso, senhor recheio' :) ) .
Na mesma frigideira, sem lavar, doure o matambre, selando de todos os lados. Depois de selado, coloque na panela de pressão. Aqueça uma chaleira de água. 
Na mesma frigideira, sem lavar,coloque a outra metade do bacon, o restante da cebola e da cenoura e refogue.


Jogue o refogado sobre a carne, na pressão.



Junte água quente, feche a panela e conte 40 minutos depois que abrir pressão.
Ligue o forno para pré-aquecer. Desligue o fogo, deixe sair o vapor, abra a panela, retire a carne, deixando o líquido na panela. Coloque  a carne em uma assadeira untada e leve a carne ao forno quente para dourar e acabar o cozimento, por cerca de trinta minutos.
Volte a panela em que preparou a carne, com o líquido de cozimento, ao fogo, deixando ferver destampada para reduzir bem o caldo. Junte uma caixinha de creme de leite para formar o molho.
Retire a carne do forno, retire o barbante, corte em fatias  e sirva com o molho reduzido.

2 comentários:

arquivo

blogroll