quarta-feira, 16 de maio de 2012

Salada de vagem da minha avó, para matar a saudade




Minha avó fazia uma salada de vagem com ovos cozidos que era deliciosa. Para os demais, ela acrescentava rodelas de cebolas e vinagre, mas como eu, quando criança, não gostava de cebola crua nem de vinagre, ela reservava para mim uma parte sem os então detestados ingredientes (parêntese: hoje como de tudo... as refeiçoes no RU da faculdade me obrigaram a superar todas as minhas 'frescuras' culinárias hehehe).
Fiz esta salada tentando reproduzir aquela dos tempos da infância.
Confesso que não ficou igual, igual, à que minha avó fazia ... Mas foi só provar, fechar os olhos e lembrar da infância, do pé de pimenta na porta da cozinha, do fogão a lenha fumegante, caprichosamente 'areado' todos os dias, do pão-de-ló feito com carinho duas vezes por semana. Saudades muitas, querida Vó Dolmira....

Ingredientes
250 g de vagem
2 ovos
sal, azeite de oliva

Modo de fazer.
Cozinhe os ovos por dez minutos, deixe esfriar. Retire as extremidades das vagens, e leve a cozinhar, de preferência no vapor, até ficarem cozidas mas ainda meio durinhas, al dente. Escorra, tempere ainda quentes com sal e azeite de oliva. Descasque os ovos, pique-os e acrescente à salada.

3 comentários:

  1. Adoro essa saladinha, mãe!
    Não sabia q era receita de vó! :)

    ResponderExcluir
  2. Dra. Carla
    Querida Colega!
    A minha mãe, fazia uma versão desta salada, com tirinhas(bem fininhas),de mondongo(bucho),cozido e avinagrado.Só de pensar deu agua na boca!
    Bjs.
    Paulo Lopes

    ResponderExcluir
  3. Segredinhos, Ju! Obrigada, Paulo. Alguem na sua familia ainda faz essa receita da sua avó?

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll