segunda-feira, 14 de maio de 2012

Sopa creme de mandioquinha

Beautiful soup! Who cares for fish, game, or any other dish? Who would not give all else for two pennyworth only of beautiful soup? (Lewis Carroll, Alice in Wonderland)


Mandioquinha, ou batata baroa,  não é muito comum por aqui, de modo que ao ver  as lindas raízes amarelinhas disponíveis na feira, fui logo colocando na minha sacola. Eu tinha pensado em fazer um purê ou mousseline, mas no fim tudo acabou em sopa.  
E valeu, pois a sopa creme de mandioquinha ficou maravilhosa, com textura aveludada e sabor suave com o toque especial da casca de laranja. 

Ingredientes
750 g de mandioquinha
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada
1 litro de caldo de vegetais (ou de galinha, se gostar)
1 caixinha de creme de leite
sal, pimenta, raspas de casca de laranja

Modo de fazer
Descasquei e piquei o alho, a cebola e a mandioquinha.
Em uma panela de pressão, coloquei um fio de azeite de oliva, refoguei a cebola e o alho, depois juntei a batata baroa picada e deixei refogar mais um pouco. Juntei o caldo e tampei a panela. Deixei cozinhar por quinze minutos depois que a panela pegou pressão. Desliguei o fogo e deixei escapar a pressão. 
Depois, bati a sopa com um mixer e temperei com sal, pimenta e raspas de casca de laranja. Na hora de servir, levei ao fogo para aquecer, desliguei e juntei metade do creme de leite. 
Nas tigelinhas, decorei com o restante do creme de leite. 

Um comentário:

arquivo

blogroll