domingo, 22 de abril de 2012

Wiener schnitzel



Conheci o schnitzel em uma viagem com a filhota, adoramos, provamos 'mais do mesmo' em várias versões. Era servido em todos os lugares, inclusive fast food, e havia até restaurantes especializados só neste prato. 
Aproveitei o feriado de sábado e fiz para o almoço com as filhotas. 
A inspiração na hora de preparar o prato veio das fotos daqui, direto do cardápio do Figlmüeller, um restaurante famoso que  só serve schnitzel.  
Ficaram simplesmente deliciosos! A carne ficou suculenta, bem temperadinha, a casquinha bem crocante, tudo de bom. Para o acompanhamento, fritamos batatas, que fizeram um par perfeito. Claro que comemos junto uma saladinha  - afinal, o que não se faz para acalmar o sentimento de culpa? ;-)

Ingredientes
500 g de lombo de porco
sal, pimenta, limão
2 ovos
leite, sal, pimenta, ervas picadas
1 xic de farinha de trigo
1 xic de farinha de rosca (usei de arroz, era a que tinha em casa)

Modo de fazer
O lombo de porco foi cortado em quatro fatias de mais ou menos 2 cm de espessura. Os bifes foram batidos com martelo de carne, até ficarem bem finos. Depois, foram temperadas com sal, pimenta e gotas de limão. 
Para a cobertura, coloquei os ovos em um prato e bati de leve com um garfo, juntando algumas colheres de leite, sal, pimenta e ervas picadas (usei tomilho e salsinha). 
Para empanar, usei o meu supermegatruque para não sujar muita louça: em vez de colocar as farinhas em pratos, uso duas toalhas de papel: coloco em uma a farinha de trigo e em outra a farinha de rosca. Fica muito mais fácil de aderir a cobertura, é só sacudir as toalhinhas, e o melhor de tudo é que, depois de pronto, é só descartar as toalhinhas e não há louça melequenta para lavar. Vai por mim que fica muito mais prático, menos sujeira na cozinha é essencial para uma cozinheira de fim de semana!
Temperei levemente as farinhas com sal, passei as fatias de carne na cobertura em três etapas: primeiro na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e por fim na farinha de rosca.
Por fim, os bifes foram fritos dos dois lados, até ficarem bem douradinhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll