terça-feira, 6 de março de 2012

Tiramisù Maria Antonieta







Para experimentar o queijo tipo mascarpone de fabricação gaúcha que encontrei no mercado, resolvi fazer  um tiramisù para a sobremesa do jantar de amigos. Gostei do produto, a textura ficou ótima, encorpou bem ao bater.
Só que, ao terminar de bater o creme,  me dei conta que não tinha em casa nem biscoitos inglês nem tipo champanhe. Restou improvisar usando fatias de bolo de laranja pronto.... plagiando Maria Antonieta, já que não tem biscoito, serve o bolo... :)  Deu muito certo!

Ingredientes
4 gemas
3 colheres de açúcar
2 claras em neve
250 g de queijo mascarpone
1 xícara de café bem forte
1 dose de vodca cálice de vinho marsala
cacau em pó para polvilhar
1/2 bolo pronto de laranja

Modo de fazer.
Bata as gemas com o açúcar até dobrar de tamanho. Junte aos poucos o queijo mascarpone, sem parar de bater. Quando o creme estiver bem encorpado, misture delicadamente as claras em neve. 
Em outra tigela, misture o café e a vodca. Corte fatias do bolo e forre o fundo do prato de servir. Jogue colheradas da mistura de café e vinho. Cubra com metade do creme, polvilhe com cacau em pó. Repita as camadas, terminando com cacau em pó.  Leve à geladeira por algumas horas.
Depois é só comer, gemendo.

2 comentários:

  1. Qual foi a marca que você usou Lilica? Vamos ver se encontramos por aqui... Parece uma delícia!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Só agora vi a pergunta de voces, queridos. A verdade é que esqueci a marca, acho que era SaoPedro ou algo assim, rótulo azul. Foi o esquilinho vermelho que me trouxe :) Abraços saudosos desse casal fantastico!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll