quinta-feira, 8 de março de 2012

Salada de legumes grelhados com folhas e gorgonzola

Pois, como tudo o que nasce, a cor também se elabora, como o minuto que se une ao outro e organiza a hora, 
como esta vasta planície que foi semeada agora, a chuva mistura a terra e explode o verde da flora. (Carlos Pena Filho, O regresso de quem, estando no mundo, volta ao sertão)


O calor terrível que continua reinando em Porto Alegre pede comidas leves, para não pesar na digestão. Para o almoço rápido, improvisei uma salada de legumes grelhados com folhas verdes, servida ainda meio morninha.  Mistura ótima, contraste delicioso de cores, temperaturas, texturas e sabores. 

Ingredientes
1 mini berinjela
1 abobrinha
1 cebola
1/2 pimentão vermelho
30 gramas de queijo gorgonzola  esfarelado
azeite, alecrim, sálvia, sal grosso
Folhas verdes: rúcula, dente-de-leão

Modo de fazer
Cortei os legumes em pedaços grandes e coloquei em uma tigela, juntando um fio de azeite de oliva, uma pitada de sal, algumas folhinhas de alecrim e sálvia seca. Misturei para envolver os legumes com o tempero.
Aqueci a frigideira tipo grelha e levei os legumes a grelhar dos dois lados (leva poucos minutos). Enquanto os legumes grelhavam, lavei algumas folhas de dentes-de-leão e de rúcula, coloquei em uma tigela.
Para finalizar, juntei os legumes grelhados. O calor dos legumes ajuda a suavizar o amargo das  folhas. Reguei tudo com um fio de azeite de oliva e o queijo gorgonzola, misturando bem.
De comer rezando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll