sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Cuca de cerejas frescas

J'aimerai toujours le temps des cerises C'est de ce temps-là que je garde au cœur Une plaie ouverte Et Dame Fortune, en m'étant offerte Ne saura jamais calmer ma douleur J'aimerai toujours le temps des cerises Et le souvenir que je garde au cœur (Clement/Renard,  le temps des cerises)

Nessa época do ano, as cerejas frescas aparecem no mercado, vermelhinhas e suculentas, e 'pulam' serelepes para o meu cesto de compras quando vou fazer compras.
Desta vez, as cerejinhas inspiraram um bolo tipo 'cuca', com preparo é bem simples, basicamente uma massinha de bolo simples, depois se joga as cerejas em cima e por fim a cobertura de farofa. 
Fiz bem pequeno, para a  filhota levar para o lanche no trabalho. Mas vale dobrar (ou triplicar, quadruplicar...) a receita. Quentinho, com sorvete de baunilha, 'arrasa' na sobremesa...

Ingredientes da massa:
4 colheres cheias de de farinha
2 colheres cheias de açúcar
1 ovo pequeno
2 colheres de iogurte
1 colher de manteiga
1 pitada de fermento
1 punhado de cerejas

Modo de preparo
Peneirei a farinha e o fermento em uma tigela. Adicionei o ovo, o açúcar, o iogurte e a manteiga derretida, misturei bem com um garfo. 
Untei e enfarinhei uma forma redonda pequena (12 cm), despejei a massa, coloque por cima as cerejas descaroçadas, cortadas ao meio. 


Fiz uma farofinha com duas colheres de farinha, uma de açúcar, uma de manteiga e uma de lascas de amêndoas. Cobri  a massa com a farofinha. 


Levei ao forno por trinta minutos, até dourar a cobertura.


2 comentários:

  1. Estou só imaginando o cheirinho dessa cuca pela casa hummmm essas cerejas são tudo de bom, não? Eu também fico doida quando chega essa época do ano e elas aparecem no mercado! Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Dani, foi delicia demais, o cheiro, o gosto e a aparencia. Viva o tempo das cerejas!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll