sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Creme aerado de chocolate branco e limão

Dai-me um dia branco, um mar de beladona  Um movimentoInteiro, unido, adormecido  Como um só momento.  Eu quero caminhar como quem dorme  Entre países sem nome que flutuam. (Sophya de Mello Breyner, Intervalo II)


Eu já tinha feito um creme de chocolate com pimenta, super fácil de fazer (aqui, ó: http://lilicagourmet.blogspot.com/2011/03/chocolate-com-pimenta.html). 
Precisando levar uma sobremesa para o almoço com amigos, resolvi experimentar a mesma idéia, usando chocolate branco e substituindo a pimenta pelo limão, que sempre faz um ótimo contraponto à doçura untuosa do chocolate branco  (ok, ok, eu sei do risco de inventar uma receita nova e já ir levando para os amigos, sem nem testar antes, mas é que neste caso achei que tinha tudo para dar certo... ).  
Primeiro dissolvi uma colher de gelatina sem sabor em três colheres de água fria e deixei reservada.  A seguir,  piquei grosseiramente 300 gramas de chocolate branco.

Na leiteira, misturei 200 ml de creme de leite, 150 ml de leite e uma colher de chá de extrato de baunilha. Quando a mistura borbulho, despejei no copo do liquidificador, juntei a gelatina dissolvida. Tampei o copo, mas retirei a tampinha central, liguei o aparelho e fui jogando o chocolate branco picado pela abertura da tampa.
Bati até derreter todo o chocolate, juntei uma colher de raspas de limão, misturei sem bater e despejei em copinhos pequenos (rendeu 13 unidades). Levei os copinhos à geladeira, em duas horas estava pronto. 
Ficou bem gostoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll