terça-feira, 11 de outubro de 2011

Gratinado de cebola roxa

Quando eu chego em casa nada me consolaVocê está sempre aflitaLágrimas nos olhos, de cortar cebolaVocê é tão bonita Você traz a coca-cola eu tomo.Você bota a mesa, eu como... (Chico Buarque, Você não entende nada) 


Para aproveitar as lindas cebolas roxas encontradas na feira, preparei mais um prato inspirado no Jamie Oliver. As receitas dele sempre dão certo! 
Neste caso, mesmo não tendo seguido a receita à risca (não adicionei o queijo recomendado), o prato ficou muito gostoso. 
Primeiro, cortei em quartos quatro cebolas roxas, separei em pétalas, coloquei em uma assadeira untada, temperei com sal, pimenta e tomilho. Joguei um jorro de vinho branco e um fio de óleo de oliva, cobri com papel alumínio e levei ao forno por 35 minutos. 
Retirei o papel alumínio e deixei mais quinze minutos, até as pétalas de cebolas começarem a caramelizar. Misturei duas boas colheres de creme de leite e devolvi ao forno por mais quinze minutos até dourarem.   

2 comentários:

  1. Lilica, não entendi muito bem a parte do creme de leite, ficará como uma sopa de cebola? Nessa foto vc já tinha colocado o creme?

    ResponderExcluir
  2. Alo, anônimo, sim, já tinha colocado. Não fica como uma sopa de cebola, pois são somente duas colheres de creme! Um abraço.

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll