quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Arroz marroquino

El aire huele a sal del mar del sin vivir mentira o realidades un sueño marroquí (Sueño marroquí)


Cheguei em casa para preparar o jantar, e na véspera do dia de feira, a geladeira e a despensa não ofereciam muitas opções. Umas coxinhas de frango, uma sobra de carne moída, uma cebola... na despensa, arroz, especiarias, temperos, resolvido: vamos de arroz marroquino! É um prato único de sabor exótico. É uma mistura de sabores, dentre os quais canela, mas não se assuste, fica muito bom.  

Para quatro pessoas, na panela de pressão, cozinhei duas coxas de frango em 6 xícaras de água com um pau de canela, meia pimenta vermelha e sal, por dez minutos, contados depois que a panela 'pegou' a pressão. Desliguei o fogo e deixei soltar o vapor.  
Em separado, em uma panela menor, refoguei em um tiquinho de manteiga um punhado de lascas de amêndoas, até ficarem levemente tostadas. Retirei da panela e reservei. Na mesma panela juntei um fio de azeite, refoguei uma cebola picada, um dente de alho e 350 gramas de patinho moído. Deixei fritar, depois juntei duas xícaras de arroz, refoguei mais um pouco. A seguir, juntei o caldo do cozimento do frango, temperei com sal e deixei cozinhar até secar o líquido.   
Enquanto o arroz  cozinhava, tirei a pele e desfiei grosseiramente a carne do frango. 
Servimos como prato único, primeiro o arroz, depois colocamos por cima os pedaços e frango e jogamos as lasquinhas de amêndoa. 
Só precisou de um chazinho de hortelã para encerrar a refeição ... 

3 comentários:

arquivo

blogroll