quarta-feira, 15 de junho de 2011

Terrine trichocolate

Buscas a perfeiçãoNão sejas vulgar. A autenticidade é muito mais difícil(Mário Quintana)



Esta terrine encerrou o jantar dos amigos, e é simplesmente maravilhosa. Tanto que, sempre que a preparo, recebo pedidos da receita, ou então (de joelhos!) de adoção, casamento, união estável... Compartilhá-la aqui com vocês, meus caros leitores, é a prova definitiva de que eu sou uma pessoa extremamente generosa... :)  
A preparação não é tão difícil quanto parece. A receita base é a Terrine Trichocolate do Chef Ferré,  do livro Ver & Fazer - Chocolate, de Anne Willan, com algumas adaptações que simplificam o preparo, testadas na prática. 
Os ingredientes, para 12 a 16 porções: 125 gr de chocolate meio amargo, 150 gramas de chocolate branco, 150 gramas de chocolate ao leite, 6 ovos e 6 claras, 135 gr de manteiga sem sal, 3 colheres de açúcar. 
Como se faz?
Primeiro, preparar uma forma tipo terrine (uso forma de pão grande), untando com óleo e forrando o fundo com papel manteiga.
Para cada camada, separar um dos chocolates, 2 gemas, 4 claras, 3 colheres de sopa de creme de leite, três colheres de sopa de manteiga e uma colher de sopa de açúcar. Fazer primeiro a camada de chocolate amargo, depois a de chocolate branco, e por fim a de chocolate ao leite.
Modo de fazer cada camada: aquecer o creme de leite na panela ou no microondas, juntar o chocolate picado, mexendo até derreter. Batendo com um fouet, junte as gemas, uma a uma, batendo depois de cada adição. Depois, adicionar, aos poucos, a manteiga em pedaços pequenos, batendo para que derreta na mistura quente.
Em separado, bater as claras em neve com uma colher de sopa de açúcar.  Por fim,  sem bater, misturar muito delicadamente com uma espátula as claras ao creme de chocolate.
Despejar na forma preparada a primeira camada. Levar ao freezer enquanto vai preparando as outras camadas (o ideal é cerca de 30 minutos entre cada camada).
Por fim, cobrir com papel manteiga e levar ao congelador até ficar firme, no mínimo por 6 horas. Para servir, retirar do freezer alguns minutos antes. 
Servir a terrine em fatias, com calda da sua preferência. Eu gosto de usar calda quente de chocolate, que preparo aquecendo uma xícara de creme de leite e juntando 180 gramas de chocolate meio amargo picado.

15 comentários:

  1. Lilica!! Que loucura essa terrine amiga! Profissional. Fiquei doida pra experimentar.
    bjk

    ResponderExcluir
  2. Esse terrine está de encantar os olhos ... deve ser uma delicia ...

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Lilica!
    Muita producao em poucos dias, meus parabéns. Pela primeira ve na vida comeco a me interecar em receitas caseiras.
    Att.

    ResponderExcluir
  4. Muita producao intelectual na área. Meus parabéns.
    Estou comecando a ler sobre comidas no teu blog.
    Att.

    ResponderExcluir
  5. Nossa menina que terrine mais linda... adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que terrine linda !! Achei teu blog e fiquei encantada! Log me deparo com esta maravilha de sobremesa...Hummm!! Deliciosa viu!! Já estou te seguindo! beijos, Tereza

    ResponderExcluir
  7. Deus do céu, fiquei bababndo no teclado!!Parabéns por essa delícia!!

    ResponderExcluir
  8. Pessoal,
    É uma opção de sobremesa gostosissima, que não dá muito trabalho de preparar, tem aparência ótima e ainda pode ser feita com antecedência. Tem algo melhor que isso? rsrsrs
    Faço desde que comprei o livro, há mais de dez anos. Sempre dá certo, recomendo muito!

    ResponderExcluir
  9. Lilica! Adorei teu blog!!! Vou fazer a terrine para o dia dos pais! Qual o tamanho da forma?! E eu devo forrar toda a forma com papel manteiga?!
    Depois te conto como ficou!!!
    Beijos Fê

    ResponderExcluir
  10. Fernanda, pode forrar só o fundo, ou se preferir também dá para forrar toda a forma com o papel, dobrando depois de congelado por cima, para proteger a superfície! Tenho certeza que vai fazer sucesso! BjBj

    ResponderExcluir
  11. Amei a receita e o blog. Conheci o seu blog e amei! Essa receita é ótima! Vou ver se testo em casa...

    ResponderExcluir
  12. Obrigada! Testa e depois me conta o resultado.. Nâo tem erro!

    ResponderExcluir
  13. Opinião de quem experimentou: poesia em forma de sobremesa, sensacional. Parabéns pelo blog e obrigado em nome de todos colegas, beijo. Fernando

    ResponderExcluir
  14. Obrigadissima, Fernando, é delicioso mesmo!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll