quinta-feira, 26 de maio de 2011

Manjar de coco a jato


Lembrem de mim

lembrem de mim
como de um
que ouvia a chuva
como quem assiste missa
como quem hesita, mestiça,
entre a pressa e a preguiça
(Paulo Leminski)
Na minha cozinha, resolvi testar o uso do agar agar, um pó de origem vegetal que funciona como gelatina. Uma vantagem do agar agar é que solidifica em poucos minutos, mesmo fora da geladeira, não precisa esperar horas para ficar pronto.
Inventei uma versão com leite de coco que ficou bem parecida com manjar de coco - se eu tivesse as ameixas pretas em calda talvez até passasse por manjar...
Numa panelinha, misturei meia xícara de água e uma colher de chá rasa de agar agar. Levei ao fogo até ferver, mexendo por dois minutos. Desliguei o fogo, juntei uma caixinha de leite de coco, adocei de leve e despejei em xícarazinhas. Rendeu quatro pequenas unidades. Depois de meia hora já estavam completamente solidificadas.


A consistência é ótima. Para teste, tentei desenformar e foi muito fácil, só soltar da xícara passando uma faca nas bordas.


Servi os potinhos de doce com uma colher de geléia por cima. Gosto de coco e de doces não muito doces, então achei este muito gostoso, sem falar na facilidade e rapidez do preparo, que também contam pontinhos para quem tem pressa... ou preguiça!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll