quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cuca de blueberries e queijo


I remeber his burlesque pretense that morning of an inextinguishable grief when I wonder that I had never eaten blueberry cake before, and how he kept returning to the pathos of the fact that there should be a region of the earth where blueberry cake was unknown." (Willian Dean Howells)
O sul do Brasil teve muita presença da colonização européia. Por isso, temos na culinária muitos pratos da cozinha dos povos europeus. São tradicionais por aqui os bolos/pães de massa fermentada, que chamamos de 'cucas' (do alemão 'kuchen', de onde deriva também o termo 'quiche').

Adoro cucas, especialmente as do tipo alemão, baixas e bem recheadas.

Tendo em casa, dando sopa, um pacote de blueberries congeladas, inventei uma cuca de blueberry e queijo quark, que ficou muito bonita e deliciosa (a propósito, hoje, 26 de maio, é o dia nacional do cheesecake de blueberry nos Estados Unidos - este blog também é cultura... rsrs).

Voltando à cuca, na massa básica, usei 1 quilo de farinha, 1 xícara de açúcar, 3 colheres de fermento biológico, 4 colheres de manteiga, 4 ovos,  mais ou menos 3 xícaras de leite morno, 1/2 noz moscada ralada e 1 pitada de sal.

No recheio, usei 500 gramas de blueberries e 1 pote de queijo tipo quark (kas-schmier) misturado com 1 xícara de açúcar.

Para a farofa, misturei uma xícara de farinha, 3/4 xícara de açúcar e óleo de girassol.

Primeiro fiz a massa, colocando numa tigela a farinha, o fermento e o açúcar. Misturei os demais ingredientes, menos o leite, e misturei à farinha. A seguir, fui batendo com uma colher de pau e juntando o leite morno, até ficar com a consistência que eu queria, como massa de bolo mas bem  'grossa'. Deixei crescer a massa por uma hora, até dobrar de volume. Depois, untei as formas (duas grandes), coloquei a massa, deixei descansar e crescer mais vinte minutos.

A seguir, joguei as blueberries, depois cobri tudo com a mistura de queijo e açúcar.


Preparei a farofa de cobertura, misturando a farinha, o açúcar e o óleo de girassol. Cobri a cuca com a farofa.

Levei ao forno quente por quarenta minutos. A massa cresceu bem, a cobertura ficou  douradinha, o queijo quark e as blueberries fizeram uma ótima parceria no recheio.



Para repetir sempre, experimentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll