sábado, 23 de abril de 2011

Receita de família - montanha russa



Porque um domingo é família,
É bem-estar, é singeleza,
E os que olham a beleza
Não têm bem-estar nem família
(Mário de Sá-Carneiro, Dispersão)



Não comia esta sobremesa há muitos anos, desde que minha avó paterna faleceu. Minha avó adorava preparar doces e compotas, e este doce em particular fez parte dos fins de semana em família durante toda a minha infância.
Achei que a receita estava perdida, até que a minha tia preparou para o almoço de sexta-feira e me passou a receita, que compartilho aqui com os caros leitores.
Numa panela, em fogo baixo, prepara-se um creme com 3 xícaras de leite, 2 gemas, e colheres rasas de amido de milho e 4 colheres de açúcar, mexendo sempre até engrossar. Deixa-se esfriar.
Em separado, cozinha-se 200 gramas de ameixas secas descaroçadas  em uma xícara de água com três colheres de açúcar. Deixa-se esfriar.
Para finalizar o doce, fatiar cinco bananas em rodelas e na travessa de servir, montar uma camadas de creme, outra de ameixas, outra de bananas. Por cima de tudo, colocar um suspiro feito com duas claras  e seis colheres de açúcar. Servir bem gelado.
Desde criança, eu que nem sou muito fã de ameixas secas, amo esta sobremesa, que não é doce demais e combina muito bem os sabores da ameixa, do creme de gemas e da banana. É uma boa sugestão para o almoço do domingo de Páscoa. Nunca sobra! 

8 comentários:

  1. eu pensei que nao ia mais conseguir essa receita, eu adorava quando era criança, minha mae fez na minha primeitra comunhao.Nunca mais comi, agora vou fazer , obrigado por ter postado.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz e orgulhosa de poder ajudar a relembrar momentos bons com suas pessoas queridas! Obrigada pela visita, volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Eu também achei que não encontraria mais essa receita, minha mãe fazia esse doce na minha infância, mas não fiquei com s receita notes dela falecer, obrigada por postar ! Vou tentar fazer.

    ResponderExcluir
  4. Glaucia, seu comentário enche meu coração de alegria, e faz valer a pena este cantinho! Espero que o gosto do doce seja igual ao que sua mãe fazia, se puder depois vem contar por aqui!

    ResponderExcluir
  5. Gláucia, lembranças boas, faço esse doce duas vezes ao ano, todos adoram, na minha receita, depois que cubro com o suspiro, levo ao forno tempo suficiente para escurecer.
    Esfriando bem, levo à geladeira.Muito bommmmmmmmmm...

    ResponderExcluir
  6. Pois é Glaucia, tb agradeço a postagem... Porém, não lembro que a montanha russa "tradicional", do tempo da nossa avó, levasse banana...
    Estou lendo receitas deste doce no google, pra ver se chego a alguma conclusão
    Obrigada de qqr forma
    Carmen

    ResponderExcluir
  7. Pois é Glaucia, tb agradeço a postagem... Porém, não lembro que a montanha russa "tradicional", do tempo da nossa avó, levasse banana...
    Estou lendo receitas deste doce no google, pra ver se chego a alguma conclusão
    Obrigada de qqr forma
    Carmen

    ResponderExcluir
  8. Talvez haja tantas versões de 'montanhas russas' quantas eram as avós, mães e tias que as preparavam com carinho para a família!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll