sábado, 23 de abril de 2011

Daube provençale et sa macaronade




Por isso a vós, Poetas, eu levanto

A taça fraternal deste meu canto,
E bebo em vossa honra o doce vinho
Da amizade e da paz!
Vinho que não é meu,
mas sim do mosto que a beleza traz!
(Miguel Torga, Aos poetas)
O ensopado de carne ao vinho, servido com macarrão, é um clássico da cozinha provençal. Nada mais fácil de preparar. Imaginem um prato em que você coloca todos os ingredientes numa panela, leva à geladeira num dia, no dia seguinte leva ao fogão, cozinha, retorna à geladeira por mais um dia, e depois simplesmente retira a gordura e aquece? Pois é, é assim fácil, e só suja uma panela.
Como fiz?
Numa panela grande, coloquei um quilo e 250 gramas de paleta de boi cortada em cubos grandes, um talo de alho porró e duas cebolas picados, dois dentes de alho esmagados, um ramo de tomilho, duas folhas de louro, uma cenoura em rodelas grossas, duas colheres de sopa de azeite de oliva, sal e pimenta. Juntei uma garrafa de vinho tinto e levei à geladeira de um dia para o outro. 
No dia seguinte, levei a panela tampada ao fogo baixissimo por três horas, até a carne ficar macia. Deixei esfriar e retornei a panela à geladeira.   
Na hora do jantar, retirei a gordura da superfície do ensopado, levei ao fogo para ferver por dez minutos. Em separado, cozinhei um pacote de talharim em água fervente com sal, até ficar al dente. Escorri o macarrão, coloquei numa forma, reguei com uma xícara do molho do ensopado, polvilhei sal, pimenta e uma xícara de queijo parmesão ralado e levei ao forno até dourar o queijo.  Para uma versão sem glúten, usei macarrão de arroz.





A receita diz que dá para oito porções, éramos apenas quatro famintos no jantar e não sobrou nada do ensopado... Não há melhor forma de provar que ficou muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll