segunda-feira, 4 de abril de 2011

Quiche de macaxeira


J'ai travaillé de dimanche à dimanche

Chique que sou como sushi e quiche
Quando eu morava no Largo do Arouche
vivia na base do sanduíche
(Zeca Baleiro)
Para acompanhar o lombinho assado no jantar de domingo, preparei uma quiche de macaxeira, baseada na receita da Luna, que inclusive batizou o seu blog com o nome deste prato.
Apesar do nome, não é bem uma quiche, naõ tem massa e recheio  à base de creme de leite e ovos como nas receitas tradicionais francesas. É mais como um bolo salgado de macaxeira, ou aipim, ou mandioca. 
Segue a receita que eu segui, exatamente como está no blog da Lu: http://quichedemacaxeira.blogspot.com/2006/12/quiche-de-macaxeira.html. A única alteração que fiz foi juntar ao refogado de cebola e bacon um punhado de cebolinhas picadinhas. Porque? ora, eu acho que as cebolinhas combinam superbem com aipim.

Ingredientes:
1 kg de macaxeira
sal a gosto
3 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara de creme de leite fresco
1/2 colher (chá) de noz moscada
100 g de bacon magro em cubos
1 cebola grande picada
3 gemas
3 claras
Cozinhe a macaxeira na água com sal e passe no espremedor de batatas, moedor ou processador, ainda quente*. Misture a manteiga, mexendo bem com uma colher de pau (eu misturei ainda no processador). Junte o creme de leite e a noz moscada. Reserve.
Frite o bacon até que doure, junte a cebola e frite mais um pouco. Junte à massa de macaxeira. Adicione as gemas e por último as claras em neve, mexendo cuidadosamente.
Unte com manteiga uma travessa retangular refratária e despeje a massa. Asse em forno moderado (170°) por aproximadamente 1 hora. Decore com bacon frito, tomate, pimentão (decorei esse com pimentão vermelho). Serve como entrada ou como acompanhamento de assados.
*Quando estou com pressa compro a macaxeira em pacotes de 500g já cozida e só faço esquentar no vapor


A 'quiche' ficou fofinha, mas com casquinha crocante e tostadinha. Foi um casamento perfeito com o lombinho assado com bacon, cogumelos e cebolas. Segundo a opinião unânime dos comensais, ficou uma delícia!

2 comentários:

  1. Que bom que gostou da receita. Realmente não é uma quiche no sentido tradicional, acredito que quem criou a receita achou parecido porque levava ovos e creme de leite, mas está mais para uma torta mesmo. Adorei o toque da cebolinha, vou tentar numa próxima. :D

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Luna, é delícia mesmo a sua receita!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll