quinta-feira, 10 de março de 2011

Tofu mexido


De vez em quando tenho nostalgia lembrando dos meus tempos de vegetariana. Para matar a saudades, faço tofu 'mexido'. A primeira vez que fiz esse prato, usei a receita do ótimo livro A Dieta Saudável dos Vegetais. Hoje faço sem receita. Fica ótimo com pão e também pode ser usado como recheio para sanduíche.
O tofu tem sabor praticamente neutro, então o truque aqui é caprichar no tempero. Os ingredientes do mexido podem variar. Desta vez, dei uma olhada na geladeira e estavam lá me acenando uma cebola pequena, pedaços de pimentão vermelho e amarelo, meia abobrinha pequena e meia berinjela pequena (usei o que tinha disponível, mas vale variar usando cogumelos, alho, brócolis, cebolinhas, milho, azeitonas, tomate, cenoura, molho de soja - o céu, ou a feira, ou a gaveta da geladeira, é o limite).
Cortei tudo em tiras. Levei ao fogo uma frigideira untada com azeite de oliva, fritei a cebola, depois juntei os pimentões, refogando mais um pouco. Joguei a abobrinha e a berinjela, deixando tostar um pouco. Depois juntei à frigideira um pedaço de tofu esmigalhado. Temperei com sal, pimenta e uma pitada de açafrão da terra, para dar uma corzinha ao tofu. Cozinhei mexendo por mais uns três minutos.
Fica tão gostoso que até quem torce o nariz para o tofu se rende. Esta porção é para dois, mas comi tudo sozinha no meu café da manhã rsrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll