quarta-feira, 9 de março de 2011

Ajo blanco con uvas - Tome, antes que esquente!

Granada, Manola cantada en coplas preciosas

No tengo otra cosa que darte que un ramo de rosas
De rosas de suave fragancia
Que le dieran marco a la Virgen morena
Granada, tu tierra esta llena
De lindas mujeres, de sangre y de sol
(Granada)

O ajo blanco é uma sopa fria,  'parente' do gazpacho, e também de origem espanhola, da região de Andaluzia. Aprendi a preparar há muitos anos, numa aula de cozinha ministrada pela Neka Menna Barreto. Nem guardei a receita original, hoje faço mais 'de olho'.
Ainda me lembro da desconfiança que senti durante a preparação na aula de cozinha - isso não pode dar certo.. rsrs - e da sensação de surpresa que tive ao provar a sopa, fresca e deliciosa. Foi amor à primeira colherada. Desde então, vez em quando o ajo blanco comparece na minha cozinha. O pão pode ser dormido, e, se tiver um bom pão italiano, ficará melhor. Certa vez, usei amêndoas já moídas, ficou ótimo também. 
Desta vez, fiz para entrada do jantar. Primeiro, coloquei oito fatias de pão sem casca de molho em duas xícaras de água gelada. Deixei descansar alguns minutos, enquanto preparava o restante dos ingredientes.
No liquidificador, bati cento e cinquenta gramas de amêndoas sem pele e três dentes de alho sem casca (e sem os germes, aquela partezinha verde no interior do dente) com meia xícara de água, até formar uma pasta. Adicionei o pão desmanchado, e fui batendo, juntando água gelada em fio, pelo buraco da tampa do liquidifcador até ficar com a consistência que eu queria - de um creme leve. Juntei algumas colheres de azeite de oliva, também em fio.
Ao final, temperei com sal e duas colheres de vinagre branco e coloquei numa jarra. Levei à geladeira para ficar bem gelado.
Na hora de servir, despejei a sopa em tigelinhas, por cima coloquei uvas cortadas ao meio e pingos de azeite de oliva. A recomendação aqui é contrária àquela da sopa tradicional: tome logo, antes que esquente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll