quarta-feira, 2 de março de 2011

Rendag indonésio


Made in Asia, made in Asia

quel joli nom
Made in Asia
Mais attention
Made in Asia
Triste chanson
Made in Asia
Poupée chiffon
(Made in Asia, Lois Chedid)
Eu queria preparar uma receita do livro que trouxe de viagem, La vraie cuisine asiatique toute simple, do Ken Hom, chefe americano especializado em comida asiática.
A oportunidade surgiu para comemorar o aniversário da amiga C., e fiz um prato da cozinha indonésia. O rendang é feito com carne, cebola e especiarias, ensopados no leite de coco. Apesar do uso do leite de coco, este prato não se parece com os pratos da cozinha baiana, nem com curry, pois o molho seca bastante - está mais para uma carne de panela incrementada.
Uma das vantagens desse tipo de preparação é que pode ser feito com antecedência. Eu fiz de manhã, com tempo, para servir à noite, mas poderia ser feito até de véspera.  O prato fica até melhor se reaquecido, pois a carne descansa e absorve melhor o aroma dos temperos.
Esta receita dá para 4 a 6 pessoas.
O G. ajudou cortando em cubos de 4 centímetros um quilo de fraldinha. Temperei com uma pasta que fiz no pilão, amassando bem uma cebola picada, uma colher de sopa de gengibre ralado, 6 dentes de alho e algumas colheres de leite de coco.
Aqueci uma frigideira, juntei duas colheres de óleo, dourei uma cebola fatiada, retirei a cebola e coloquei numa caçarola grande. Na mesma frigideira, fritei metade dos cubos de carne, até que estivessem bem dourados. Passei os cubos de carne fritos para a caçarola e repeti o procedimento com a outra metade da carne.
Na caçarola em que coloquei a cebola e a carne frita, juntei duas colheres de chá de pimenta vermelha seca, cinco cravos, um pau de canela, uma colher de chá de pimenta do reino moída, uma colher de sopa de cominho, outra de gengibre e duas colheres de chá de sal. Adicionei meio litro de leite de coco e levei a caçarola ao fogo baixo.


Cozinhei, mexendo de vez em quando até a carne ficar bem macia, o molho ficar mais seco e começar a separar uma camada de gordura. A receita falava em tres horas e meia, mas no meu caso demorou mais, pois o molho demorou muito a secar, até que a carne acabou praticamente se desfazendo. Desliguei o fogo. 
Na hora de servir, reaqueci, juntei quatro colheres de sopa de suco de limão e desliguei o fogo. Servi com arroz jasmim e purê de banana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll