quarta-feira, 30 de março de 2011

Espetinho de frango ao alecrim e berinjela empanada

Foi meu amor

Quem me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim. (Alecrim dourado, cantiga popular)


Para jantar com a filhota, fiz espetinho de frango com gengibre e alecrim, receita do blog Rainhas do lar. Primeiro, fiz uma pasta batendo no liquidificador um dente de alho, uma pimenta dedo de moça, um pedaço de gengibre sem casca, uma colher de chá de sal, uma colher de sopa de manteiga e um jorro de suco de limão. Cortei em cubos peito de frango e passei pela mistura de temperos, deixando descansar por quarenta minutos. Depois, coloquei o frango no espetinho, enfiei junto um galho de alecrim e levei os espetos ao grill até dourarem.
Para o acompanhamento, experimentei a receita de berinjela empanada cujo preparo me foi explicado 'de boca' pelo feirante no último sábado.  
Primeiro, fatiei uma berinjela em rodelas, polvilhei de sal e deixei as fatias numa tigela para perderem o amagor, por trinta minutos. Depois, escorri o líquido, lavei, espremendo bem com as mãos e secando com papel toalha. Passei as fatias primeiro em farinha, depois em um ovo batido, depois em farinha de rosca (usei farinha de arroz para empanar).
Numa frigideira pequena, esquentei  um centímetro de azeite de oliva, e fritei as rodelas de berinjela  até ficarem douradinhas.
Ficou tudo bem gostoso. Os espetinhos já frequentam a cozinha há bastante tempo, mas as novatas berinjelas empanadas ar-ra-sa-ram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll