sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Salada de feijão lima com cebola roxa


Na feirinha orgânica, encontrei um pacotinho de feijão lima, ou feijão olho de cabra. Cru, o grão é claro e lindamente rajado de vermelho e preto, como na foto aí acima. Quando cozido, o grão perde a bonita disposição de cores, mas ainda assim tem um sabor interessante, que lembra fava. Como tem sabor um pouco amargo, recomenda-se trocar a água uma ou duas vezes durante o cozimento, para suavizar.
Deixei de molho por três horas os grãos. Depois, escorri a água do remolho, coloquei na panela de pressão, cobri com água e levei à fervura. Quando ferveu, escorri os grãos, juntei água fervente e levei a cozinhar. Repeti mais uma vez, depois tampei a panela de pressão e deixei cozinhar por vinte minutos.

Ao final desse tempo, o feijão estava cozido, mas ainda inteiro, no ponto certo para salada.





Esqueci de fotografar o prato pronto, mas fiz uma salada bem básica, apenas temperando os grãos de feijão escorrido com sal e óleo de oliva. Deixei esfriar, juntei fatias de cebola roxa e salsinha picada.  Esta é a versão mais simples, mas para variar, pode juntar milho em grãos, abacate, cubinhos de tomate... Fica bom de qualquer jeito.

8 comentários:

  1. Acabo de chegar e me juntar a trupe de seguidores!!!!
    Adorei o teu blog!!!
    Tenha uma sexta-feira!!!
    =D

    ResponderExcluir
  2. Seja bem vinda, Lorena, a esta humilde cozinha!

    ResponderExcluir
  3. Meu finado avô plantava esse feijão,e também a variedade rajado preto, conheciamos por feijão sopa. Preparavamos de diverssas formas era muito bom, pena que não encontro mais.

    Natan

    ResponderExcluir
  4. Fiz do jeitinho que falaste, só pus sal no final no final do cozimento, ficou bem macio. Vou temperar com salsa, cebola, manjericão picado e tomate.
    Nunca havia feito este feijão, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  5. Natan, só agora vi teu recado, encontro às vezes na feirinha orgânica! Fernanda, conta aí, deu certo o teu feijão?

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, vou fazer igual a salada que vc fez. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  7. Plantei 3 grãos desse feijao olho de cabra por curiosidade e já estou colhendo. Quando tiver quantidade suficiente vou cozinhar conforme indicado nas receitas e comer para sentir se é gostoso mesmo.

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll