segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Pão de aveia

Pan,
con harina,
agua
y fuego
te levantas.
espeso y leve,
recostado y redondo,
repites el vientre
de la madre,
equinoccial
germinación
terrestre.
(Pablo Neruda, Oda al pan)


Para esperar a família que vinha de visita, resolvi preparar um pão. Como eu tinha um pacote de aveia na despensa, fiz um pão com aveia.
Primeiro, aqueci uma xicara de leite com uma xicara de água, juntei duas colheres de açucar mascavo e 4 colheres de óleo. Adicionei um ovo pequeno.
Numa tigela grande, coloquei meio quilo de farinha de trigo e uma xícara de aveia, juntei uma colher de chá de sal e um pacotinho de fermento seco para pão e misturei. Fiz uma cova no meio da mistura de farinha e adicionei os ingredientes líquidos aquecidos, mexendo. Acrescentei um pouco mais de leite para dar ponto na massa, que ficou muito seca. e depois sovei na própria tigela até a massa ficar elástica e macia.
Deixei a massa descansar na mesma tigela untada com óleo. Cobri com filme plástico e deixei até dobrar de tamanho.
Eu nunca deixo de me surpreender e fascinar com o crescimento dos pães. Acho mágico. Neste dia, apesar do ar fresquinho da manhã, prenunciando a chuva que veio à tarde, o pão cresceu que foi uma beleza!
Abaixei a massa, moldei um único pão,  porque queria um resultado bem rústico, e coloquei numa assadeira untada e deixei crescer de novo até dobrar de tamanho.
Logo, levei ao forno a 200 graus para assar por quarenta minutos. Quando estava com a superfície douradinha, e o som ao bater-se com o nó dos dedos embaixo da forma foi oco, retirei o pão do forno e da forma e deixei esfriar sobre uma grade.
Ficou crescido e douradinho, sem falar no cheirinho delicioso que se espalhou pela casa enquanto estava assando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll